Vantagens competitivas das empresas familiares -

Vantagens competitivas das empresas familiares

Como toda empresa – familiar ou não – saber onde está localizada em seu nicho de mercado e aonde deseja chegar em médio e longo prazos é requisito básico e fundamental. Nesse contexto, o primeiro passo é compreender quais são suas vantagens e desvantagens competitivas.

De acordo com a última Pesquisa Global sobre Empresas Familiares da PwC, realizada em 2016, 85% das empresas familiares brasileiras veem na força da cultura e dos valores uma vantagem em relação às empresas de capital aberto. Além disso, 72% dos empreendedores familiares acreditam que seus processos decisórios são mais rápidos e simplificados em relação às outras modalidades de empresas.

Outra questão fundamental para o posicionamento de sucesso das empresas familiares, segundo seus gestores, é o fato delas medirem seu sucesso de forma mais complexa – acima do lucro e do crescimento, algo que as colocam no centro da inovação varejista que prioriza valor simbólico e ‘significado da companhia para a comunidade’. As características apontadas pelos gestores de empresas familiares brasileiras estão presentes também em varejos familiares no mercado de reposição automotiva.


Notícias Relacionadas
Read More

Roubo e furto de veículos não caem em SP, mas reduzem no RJ, durante a quarentena

Apesar da menor circulação de veículos nas ruas e estradas, o Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos, registrou alta de 7,65% no número geral de chamados de roubo e furto – considerando todos os segmentos: veículos leves, pesados e motocicletas -, nas duas últimas semanas (de 15 a 28 de março), comparado com as duas semanas anteriores (01 a 14 de março), em todo o país.
Read More

Cadastro negativo de consumidor durante a pandemia pode ser suspenso

Em sessão remota, o Plenário do Senado aprovou o projeto que proíbe a inscrição de consumidores inadimplentes em cadastros negativos durante o estado de calamidade devido à pandemia do coronavírus (PL 675/2020). A matéria foi aprovada por 72 votos a 4. Como foi modificado no Senado, o projeto retorna para nova análise da Câmara dos Deputados.