O Brasil está presente na AAPEX Las Vegas 2024 com 23 marcas expositoras, a maior participação que o país já teve no evento. Durante a feira, conversamos com Fernanda Garavello, Coordenadora do Projeto de Fomento à Exportação na Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A AAPEX prossegue até quinta-feira, 7 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Novo Varejo Automotivo – De que forma a Apex Brasil participa da AAPEX em Las Vegas?
Fernanda Garavello – É uma feira importante pra gente porque pega os Estados Unidos e também grande parte da América Latina, países da América Central para cima, então é bastante relevante. Neste ano, temos uma participação recorde. Nas últimas edições, estivemos com 13, 16 empresas. Agora estamos com 23. Crescemos e também mudamos a localização. Já há alguns anos a gente vinha solicitando essa mudança de local, faz mais sentido estarmos perto dos pavilhões dos outros países e também de grandes marcas.
Novo Varejo Automotivo – O que é o projeto Brasil Auto Parts?
Fernanda Garavello – É uma parceria do Sindipeças com a Apex Brasil. O Sindipeças representa toda a indústria brasileira de autopeças e recebe apoio da Agência de Promoção de Exportação do Governo Brasileiro, que está sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Apex apoia diversos setores da indústria através das entidades representativas. No setor de autopeças a gente tem esse projeto há mais de 20 anos com a Apex, em que a gente vem apoiando as exportações da indústria brasileira de autopeças. A cada dois anos, todos os projetos são renovados, então estamos terminando o biênio 23/24 agora, esta é a última feira do ano. Daí a gente faz a prestação de contas, auditoria, entrega, e já está trabalhando numa proposta para o biênio 25/26.
Novo Varejo Automotivo – Quantas feiras no biênio?
Fernanda Garavello – Este ano, Las Vegas, Frankfurt, Panamá e Buenos Aires. Em 2023, Colômbia, México, África do Sul e AAPEX. Se eu não me engano foi isso.