ABNT instala comissão de estudos para qualificação de balconistas -

ABNT instala comissão de estudos para qualificação de balconistas

A criação da Comissão de Estudos de Qualificação de Balconistas de Peças e Acessórios para Veículos é o primeiro passo para aprimoramentos nos processos dos comércios de componentes automotivos regidos por parâmetros de qualidade e eficiência

Em reunião on-line convocada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, representantes do Sincopeças-SP, Associação dos Sincopeças do Brasil, Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças e Alvarenga Projetos Automotivos participaram da instalação da Comissão de Estudos de Qualificação de Balconistas de Peças e Acessórios para Veículos, que irá definir a primeira NBR para o varejo de autopeças e que, na prática, representará um pontapé inicial para futuros aprimoramentos nos processos internos dos comércios de componentes automotivos regidos por parâmetros de qualidade e eficiência providos pela ABNT.

O encontro para criação da CE aconteceu na Câmara Brasileira de Comércio de Peças e Acessórios para Veículos da CNC – Confederação Nacional do Comércio e teve aprovação unânime dos participantes pelo início dos trabalhos. Para coordenar a CE foi indicado o presidente da Associação dos Sincopeças do Brasil, Ranieri Leitão, e para secretariar os trabalhos, Luiz Sergio Alvarenga, diretor da Alvarenga Projetos Automotivos e representante do Sindirepa Nacional, encarregado de liderar o processo de elaboração da norma.

Como explicou Sérgio Alvarenga, a importância de uma norma para o balconista de autopeças é a criação de padrões e requisitos no campo da organização. “Do ponto de vista do profissional, o balconista já começa a interagir com uma palavra mágica que é a organização. Ele terá mais controle do passo a passo da atividade e do papel que ele desempenha”, diz.Segundo Alvarenga, o mercado brasileiro de reposição já está acostumado com normas ABNT para serviços técnicos e a norma específica para o balconista também está ligada ao tema. “Tivemos um pioneirismo com a primeira norma de qualificação do mecânico que, de alguma forma, entra no campo de algumas habilidades e capacitações necessárias que a norma do balconista irá seguir, como por exemplo recomendações de nível de instrução e capacitação, que não são técnicas, mas conferem um norte sobre as competências que se deve ter


Notícias Relacionadas
Read More

Fila de espera para motos é de até 4 meses

O atraso nas entregas de motos é fruto de uma “tempestade perfeita”, que tem origem nas restrições da pandemia provocada pela Covid-19. Tanto Yamaha (por 30 dias), quanto Honda (60 dias) paralisaram suas produções em 2020, numa primeira onda de infecções pelo coronavírus.