A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, protocolou em 26 de julho, no IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, proposta de implantação do programa Descarte Consciente Abrafiltros, cumprindo o prazo regulamentar para a entrega do documento. “O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, desenvolvido e gerenciado pela associação, atende as legislações ambientais que têm incluído os filtros do óleo lubrificante automotivo nas regulamentações estaduais de logística reversa”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros, acrescentando que o programa já contabilizou mais de 11 milhões de filtros reciclados até junho de 2018, desde 2012 quando foi implantado, inicialmente, no estado de São Paulo, seguido pelo Paraná e Espírito Santo. No Mato Grosso do Sul, a Resolução SEMAGRO 643/2017 incluiu os filtros de óleo lubrificante automotivo na logística reversa, definindo prazos para o envio inicial da Proposta de Adesão e posterior apresentação da Proposta de Implantação, conforme estipulado na Resolução SEMADE Nº 33/2016 aos demais setores envolvidos na logística reversa. As metas de reciclagem são gradativas e estão sujeitas à aprovação pelos órgãos ambientais, no prazo máximo de seis meses. Em seguida, serão realizadas as tratativas jurídicas para o contrato de coleta com a empresa EcoSupply, vencedora da concorrência, e do Termo de Compromisso a ser celebrado com a SEMAGRO e o IMASUL. O programa tem início previsto para o primeiro trimestre de 2019, a depender das tramitações legais.
Notícias Relacionadas
IAA encerra semana com variação positiva de +3,04%; com destaque para as ações da Iochpe-Maxion (MYPK3)
Índice, que mede o desempenho das ações automotivas na Bolsa de Valores de São Paulo, superou Ibovespa que fechou em -0,23%
Christiane Benassi
Paulistas estão confiantes para consumir e comprar bens de maior valor, diz ACSP
O aumento da confiança do consumidor também se reflete na maior intenção em investir no futuro.
Christiane Benassi
Renault interrompe produção no Paraná por falta de componentes
No complexo paranaense são fabricados, em dois turnos de trabalho, todos os veículos que a marca francesa vende no interno, exceção dos elétricos.
Christiane Benassi
Inovação é urgência no aftermarket automotivo
Aceleração digital trouxe à luz uma série de tendências que já devem ser vistas como irreversíveis no mercado. Em
plena quarta revolução industrial, não há mais tempo a perder
Christiane Benassi