Abril registra recorde de ações perigosas no trânsito entre os clientes de locadoras -

Abril registra recorde de ações perigosas no trânsito entre os clientes de locadoras

Dados da Wings revelam que o volume de frenagens bruscas e acelerações forçadas no período foi o maior em 12 meses

Às vésperas do início da campanha Maio Amarelo, de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito, o mês de abril de 2022 registrou o maior índice de hábitos perigosos no trânsito entre os clientes de locadoras de veículos em 12 meses. Segundo dados de 2.600 veículos conectados ao VAI (Vehicle Artificial Intelligence), dispositivo de Inteligência Artificial e conectividade da Wings, foi identificada uma incidência de condução agressiva a cada 2,93km percorridos entre os veículos monitorados.

O volume é 10% superior ao de dezembro, mês mais movimentado do ano e que, historicamente, registra sempre o maior volume de manobras consideradas perigosas. Ao todo, foram 14 eventos de condução perigosa em média por veículo a cada dia em Abril, contra 12,3 em Dezembro de 2021.

            “Em dezembro a quilometragem percorrida pelos veículos de passeio chega a ser 25% superior aos outros meses do ano. Por isso, a incidência de eventos considerados perigosos no trânsito também aumenta cerca de 30% no período. Neste ano, notamos uma mudança no comportamento do motorista em abril, quando os hábitos de direção perigosos saltaram”, afirma João Marcelo Barros, co-fundador da Wings, empresa responsável pelo VAI.

Entre os fatores que podem ter contribuído para o resultado do levantamento estão os dois feriados prolongados de abril, períodos em que muitos motoristas utilizaram os veículos locados para realizar viagens e outros tipos de deslocamento.

De acordo com o executivo, os dados gerados pelo VAI são importantes fontes de informação sobre o comportamento do cliente das locadoras. “Além disso, podem ser ferramentas de incentivo à direção defensiva. A partir dos dados, as empresas podem, por exemplo, criar planos para cada perfil de condutor, ou até mesmo bonificar aqueles que possuem uma direção mais responsável”, comenta João Marcelo Barros.

Sobre o VAI

Dispositivo que conecta o carro à internet, o VAI se transformou em uma fonte de informações sobre o veículo e o comportamento dos motoristas. Desenvolvido pela Wings, em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), fornece dados em tempo real, via aplicativo.

Graças a isso, é uma importante ferramenta de segurança veicular, pois permite localizar o carro, além de monitorar a região de circulação e a velocidade máxima do veículo. O dispositivo ainda permite acompanhar a saúde das peças e dos sistemas veiculares, notificando o motorista e/ou empresa frotista sobre qualquer intercorrência no funcionamento do carro antes mesmo que o problema ocorra. O VAI também gera alertas sobre modos de condução que ajudam na economia de combustível, por exemplo.


Notícias Relacionadas