A Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais) também está engajada em ações de responsabilidade social. Quem conta é Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da entidade.
Há quanto tempo realiza o atual trabalho social?
A Abrafiltros iniciou campanhas de ações sociais no ano passado, quando arrecadou 70 quilos de alimentos não perecíveis nos meses de setembro e outubro de 2017, que foram doados para a Casa Santa Clara – Instituto Gina Dolci, que atende 300 crianças carentes. É gratificante poder dar essa contribuição, que nos estimulou a desenvolver novas campanhas para que outras entidades sejam beneficiadas. Na ocasião, participaram somente associados e o público dos eventos realizados pela associação.
Como escolheu a instituição?
Sempre recebemos indicações e, após análise interna, considerando acima de tudo a seriedade do trabalho desenvolvido, optamos por esta instituição com 50 anos de história.
É fácil contribuir ou há algum tipo de burocracia?
Neste caso, como foi uma campanha específica para arrecadação de alimentos, não houve burocracia.
A entidade recebe algum incentivo fiscal?
Não. No momento, nossa contrapartida para quem participa é mesmo dar visibilidade ao papel social que a empresa está cumprindo.
Conte detalhadamente a atividade social da entidade.
Fazemos campanhas pontuais. Em 2018, lançamos a primeira edição da Campanha do Agasalho, envolvendo associados e não associados à Abrafiltros, durante os meses que antecedem o inverno. E sempre abraçamos algumas causas especiais, como mês de combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata.