Sindipeças: Ação estimula manufatura inteligente (IIoT)

Ação do Sindipeças estimula manufatura inteligente

O objetivo é desenvolver políticas públicas para a implantação de tecnologias da indústria 4.0 em larga escala, considerando-se o retorno do investimento,
A Industrial Internet of Things (IIoT) é a manufatura inteligente industrial. O Sindipeças procura implantar essas tecnologias de indústria 4.0 em pequenas e médias empresas de SP.

O Fórum Econômico Mundial, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Sindipeças, realiza projeto-piloto para implantar tecnologias da indústria 4.0 nas pequenas e médias empresas, com ênfase em manufatura inteligente industrial (IIoT, na sigla em inglês).

O objetivo é desenvolver políticas públicas para a implantação de tecnologias da indústria 4.0 em larga escala, considerando-se o retorno do investimento, a escolha do que priorizar, a seleção e definição das ferramentas de política a utilizar, a mitigação dos riscos sociais e econômicos do IIoT e o apoio às pequenas e médias empresas no melhor aproveitamento dos benefícios dessa tecnologia.

Ao Sindipeças cabe arregimentar empresas associadas interessadas e acompanhar os resultados. Os fabricantes elegíveis devem ter planta no Estado de São Paulo e faturamento anual de até R$ 300 milhões. Também é pré-requisito ter processos de lean ou kanban implantados em toda a empresa ou em algumas áreas.


Notícias Relacionadas
Read More

BMW do Brasil está testando o carro elétrico i3 com motor gerador a etanol

O sistema usa um motor bicilíndrico de moto que atua apenas como gerador de eletricidade. Dessa maneira, permite que o motor elétrico funcione mesmo com as baterias descarregadas. Com a adoção do etanol, o i3 elétrico passa, assim, a ser neutro em emissões de CO2, já que os gases liberados pelo escape são reabsorvidos pelas plantações de cana-de-açúcar.