Sindipeças: Ação estimula manufatura inteligente (IIoT)

Ação do Sindipeças estimula manufatura inteligente

O objetivo é desenvolver políticas públicas para a implantação de tecnologias da indústria 4.0 em larga escala, considerando-se o retorno do investimento,
A Industrial Internet of Things (IIoT) é a manufatura inteligente industrial. O Sindipeças procura implantar essas tecnologias de indústria 4.0 em pequenas e médias empresas de SP.

O Fórum Econômico Mundial, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Sindipeças, realiza projeto-piloto para implantar tecnologias da indústria 4.0 nas pequenas e médias empresas, com ênfase em manufatura inteligente industrial (IIoT, na sigla em inglês).

O objetivo é desenvolver políticas públicas para a implantação de tecnologias da indústria 4.0 em larga escala, considerando-se o retorno do investimento, a escolha do que priorizar, a seleção e definição das ferramentas de política a utilizar, a mitigação dos riscos sociais e econômicos do IIoT e o apoio às pequenas e médias empresas no melhor aproveitamento dos benefícios dessa tecnologia.

Ao Sindipeças cabe arregimentar empresas associadas interessadas e acompanhar os resultados. Os fabricantes elegíveis devem ter planta no Estado de São Paulo e faturamento anual de até R$ 300 milhões. Também é pré-requisito ter processos de lean ou kanban implantados em toda a empresa ou em algumas áreas.


Notícias Relacionadas
Read More

FCA mobiliza know-how e estrutura industrial em amplo programa de suporte no combate à Covid-19 no Brasil

Companhia disponibiliza recursos e know-how de seus times para apoiar o País neste momento - Hospitais de campanha em Betim (MG) e Goiana (PE) serão instalados com apoio da FCA - Ação multidisciplinar vai contribuir para o aumento na oferta de ventiladores pulmonares no País - Máscaras protetoras fabricadas nos laboratórios de Betim serão doadas a profissionais de Saúde - Doações de materiais essenciais e comodato de veículos também integram o programa - Outras medidas para o Brasil e demais países da América Latina estão em estudo.
Read More

Unidade EMBRAPII assina parceria para automatizar produção de baterias

A proposta, resultado da parceria entre a EMBRAPII CIn-UFPE e a Baterias Moura, prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT, sigla em inglês), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.