Acordo entre ministérios prevê integração em educação no trânsito -

Acordo entre ministérios prevê integração em educação no trânsito

Parceria entre Senatran e Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, ligadas aos ministérios dos Transportes e das Cidades, vai atualizar cursos de capacitação de agentes e educadores e discutir projetos benéficos para a população

Portal da Autopeça

Melhorar a educação no trânsito e a mobilidade urbana no país são os objetivos do acordo de cooperação técnica dos ministérios dos Transportes e das Cidades. A atualização desse laço reforça a necessidade que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) têm de agirem de forma integrada para capacitarem munícipios e gestores públicos a adotarem as melhores políticas e práticas do setor.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, trânsito e mobilidade urbana estão diretamente ligados. Neste cenário, a integração da Senatran com a Semob é essencial para reduzir sinistros e mortes nas avenidas e estradas do país. Participou também da reunião o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia.

“Estamos falando de mudar a forma de pensar o trânsito e a mobilidade no país, o que exige um maior alinhamento entre as secretarias”, destacou Catão. Este trabalho se junta a outras iniciativas do Ministério dos Transportes, como incluir segurança viária como critério para investimentos públicos e a ampliação das adesões ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Como base do acordo, definiu-se o estabelecimento de reuniões técnicas periódicas para atualizar o conteúdo programático de cursos de capacitação, discutir projetos na área de mobilidade ativa e micro mobilidade para a população e apresentar inciativas capazes de fazer a diferença na educação no trânsito e na mobilidade urbana. Outros pontos são o incentivo a boas iniciativas, como o Prêmio Bicicleta Brasil, e o uso de plataformas de ensino à distância para capacitação de gestores públicos.


Notícias Relacionadas