AFAC divulga informe de atividade do setor de autopeças na Argentina -

AFAC divulga informe de atividade do setor de autopeças na Argentina

Quedas generalizadas refletem uma estagnação complexa do setor automotivo no país

O setor de autopeças da Argentina fechou o primeiro semestre de 2023 com leve queda na atividade de 0,5% em relação ao mesmo período de 2022.  Mostrando seguir a tendência do período, o mês de junho também registrou  quedas: 2,1% em relação a maio e 2% na comparação anual com o mesmo período de 2022.

Assim como as autopeças, e como vem acontecendo há alguns meses, outros itens associados à cadeia automotiva também caíram em junho em relação ao mês de maio.

Tal cenário reflete uma estagnação da atividade do complexo, dissociada da crescimento da fabricação de veículos, que por sua vez será mais difícil nos meses decorrente das diversas medidas adotadas pelo governo e pelo taxa de câmbio e instabilidade financeira.

Confira abaixo a versão original de alguns dos gráficos divulgados pela AFAC.

Ao analisar a evolução mês a mês, os três principais segmentos do negócio de autopeças (produção de veículos, exportação de peças e mercado de reposição independente) apresentam um platô de tendências.

A produção de veículos aumentou durante o período de janeiro a junho de 2023 em 21,4% em relação ao mesmo período de 2022, encerrando o período com 295.777 unidades fabricadas.

O mês de junho manteve os níveis de produção em relação a maio, registrando leve aumento de 0,5%. Quando comparado com o mês de junho de 2022, o resultado foi um crescimento de 10,6%.

Exportações de autopeças tiveram queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior analisado. No entanto, o mês de junho registrou leve alta de 1,8% em relação a maio.

Para o segmento de mercado de reposição, considerando a venda de combustível como indicador aproximado do nível de atividade do mesmo, também foi observado um aumento no primeiro semestre de 2023, que se situa em 3,0% ano-a-ano, e uma queda em junho de 2,1% em relação a maio.


Notícias Relacionadas