Aftermarket automotivo em tempos difíceis -

Aftermarket automotivo em tempos difíceis

Nessa reflexão pretendemos dar protagonismo às opiniões que temos conhecido sobre as sobrecarregadas relações comerciais entre os participantes dos diferentes elos da cadeia de negócios do mercado de manutenção automotiva nesses tempos.
O aftermarket automotivo vem vivendo dias difíceis com a crise causada pelo coronavírus.

Nessa reflexão pretendemos dar protagonismo às opiniões que temos conhecido sobre as sobrecarregadas relações comerciais entre os participantes dos diferentes elos da cadeia de negócios do mercado de manutenção automotiva nesses tempos.

As primeiras queixas falam sobre um excesso de individualismo nas decisões, distantes de comportamentos ideais em dias de uma inimaginada retração na atividade de negócios do setor, o que pode representar a mais precária atitude para se enfrentar os pleitos urgentes por ajustes na engrenagem do fluxo dos produtos automotivos, das máquinas aos automóveis.

Há conceitualmente cinco degraus nesse caminho, o último deles o do consumidor, que espera apenas poder encontrar os componentes que exigem a manutenção dos seus automóveis. Aos quatro anteriores, formados por empresários, executivos e profissionais que se aplicam pelos seus trabalhos a atender a essa última necessidade, está feita a convocação nesses dias, como nunca antes, a enxergarem-se como elos desse mecanismo econômico, absolutamente sujeito à eficácia de todo o processo para cumprir, enfim, o que é requerido da sua finalidade.

A reflexão sobre esse conceito de integração econômica deve ser a premissa das decisões estratégicas de todo setor que funciona em vários passos, organizadamente sequenciados e interdependentes, mas, sobretudo, nesses dias de instabilidades mais estridentes, em que as atitudes integradas são mais invocadas. 

Pois é justamente quando se dá o contrário desde a raiz natural humana, egocentrizada e enclausurada na sua própria emergência, terminando por se transformar em uma modalidade de defesa individualista, formando o mais notável erro estratégico de empresas e gestores, contribuindo para um acirramento dessa individualidade insensata, prejudicando as chances de um socorro surgido da formação de um bloco de pensamento que fosse uniforme, regido pela premissa de um bem comum, que terminasse por distribuir frutos para todos.

Competidores de um mesmo segmento deviam largar vaidades e egocentricidades para enxergar no que fora concorrente, o aliado nessa nova busca por uma padronização de comportamentos econômicos e comerciais, tão reclamados pelas urgências.

É também quando poderiam encontrar melhor ambiente para uma comunhão de interesses, junto aos que representam os diferentes segmentos da cadeia, permitindo que pela uniformidade das vozes se encontrassem melhores oportunidades de conciliações e harmonizações nas relações comerciais diretas e indiretas em dias de franca turbulência.

No entanto, se ainda assim parecer essa unidade horizontal uma franca utopia para a maturidade do mercado, passa-se ao plano seguinte, a tentativa de se contribuir individualmente para uma melhor resposta à crise estabelecida.

Vamos então analisar o que poderia sintetizar o perfil invocado para cada segmento do mercado.

Indústrias e Marcas – Representam o segmento que mais tem interesse em uma harmonização notável, em uma relação de negócios pacífica, saudável, entre todos os participantes da cadeia, através de uma cumplicidade autêntica com as empresas que distribuem seus produtos diretamente, em um provimento mercadológico aos que revendem suas marcas, em um abastecimento técnico aos últimos profissionais desse mercado. São as indústrias e marcas as que mais proveem aportes para o desenvolvimento do setor e devem ver nas urgências desses dias uma oportunidade única para comunicar e confirmar seu vínculos com as necessidades dos seus clientes diretos e indiretos e com a evolução de todo o setor.   

Distribuidores e Atacadistas – Formam o mais estratégico agente logístico do mercado, mas são muito mais do que isso, além de produtos, se transformaram em provedores de soluções aos seus clientes, descomoditizando suas atividades pela ampliação das suas propostas de soluções, percebendo que o segmento varejista precisava receber mais do que peças, mas também informação e conhecimento, serviços que verdadeiramente provocassem inovação e progresso, e por essa experiência, não podem afrouxar agora em se manter nesses alvos, mas ao contrário, devem acelerá-los, demonstrando com a maior clareza possível uma inesperada oferta de apoio aos seus clientes em suas necessidades urgentes. 

Varejistas e redes de lojas – Segmento que possibilita aproximar a oferta de milhares de itens automotivos para a manutenção das dezenas de milhões de veículos que circulam pelas ruas e estradas de nossos também milhões de quilômetros quadrados, que apresentam a maior heterogeneidade de portes e perfis, e por isso demandam soluções customizadas, sob medida, para as diferentes urgências que exigem nesses dias para manterem ativos seus canais de vendas, apoiados efetivamente pelos seus fornecedores e pelas indústrias que usam seus balcões para fazer as peças se aproximarem da efetiva reparação da frota nacional.  

Reparadores e Frotistas – Talvez seja o segmento menos demandado pela urgência desses dias por não ter o encargo dos estoques e o menor porte potencial entre os que formam essa cadeira automotiva, excetuando-se os frotistas que podem ter porte, mas concentrando-se nos reparadores eles, igualmente sofrem com o confinamento automotivo, tendo confirmado, pelo menos nos grandes centros, uma grande diminuição das atividades de serviços, por isso, demandam igualmente esforço para manterem ativos e atualizados seus importantíssimos trabalhos, o que finaliza o fluxo da peça até o seu destino, o automóvel.

Por esse breve desenho podemos ver a sincronicidade requerida pelo Aftermarket Automotivo, conceito que deve, mais do que em outros tempos, estar repercutido no planejamento estratégico de cada empresa da cadeia automotiva, sobretudo, as maiores, as que mais recursos podem angariar para financiar o que vai se tornar logo rentável investimento para um novo ciclo de desenvolvimento de um mercado que movimenta bilhões, emprega milhões e sustenta famílias, pessoas, gente que depende de uma atitude inteligente por parte de quem pensa mais à frente.  

O resultado está logo ali no brilho que vai poder ser visto quando essa escuridão se dissipar. Veja primeiro, planeje com inteligência, faça com perseverança, conte melhores histórias sobre esse tempo.  

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