Aftermarket automotivo se mobiliza em favor de política setorial -

Aftermarket automotivo se mobiliza em favor de política setorial

Histórica falta de representatividade da reposição independente já custou muitas derrotas. Mas, agora, com a chegada de inovações como o carro conectado, situação pode ficar crítica caso o setor não se organize para a legítima defesa de seus direitos
Encontro reuniu lideranças como Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP; Rodrigo Carneiro, presidente da Andap; e Francisco De La Tôrre, ex-presidente do Sincopeças-SP

Claudio Milan [email protected] Foto: Claudio Milan

Retomando os eventos presenciais, o Sincopeças de São Paulo realizou em 6 de julho, no auditório da entidade, um encontro que teve como destaque palestra do consultor Luiz Sergio Alvarenga, da Alvarenga Projetos Automotivos.

Com 30 anos de experiência no mercado, Alvarenga fez um apanhado em detalhes dos principais desafios que se apresentam para a reposição independente considerando, em especial, o momento disruptivo decorrente de tendências já concretizadas como digitalização e conectividade veicular.

Entre estes desafios surge a necessidade de fortalecer as ações do movimento Right to Repair (direito à reparação), uma urgência que vai se intensificar com a presença cada vez maior nas ruas de carros equipados com o SGW – Security Gateway, uma espécie de “porteiro” que cuida da segurança dos carros conectados contra a invasão de hackers, mas que também tem a habilidade de impedir o acesso dos reparadores independentes ao “cérebro” eletrônico dos veículos, leitura indispensável para o diagnóstico de defeitos e a realização dos reparos. “Isso já é uma realidade, esses carros estão nas ruas. As oficinas não conseguem mais acessar as informações e ficam reféns das concessionárias”, expôs o palestrante.

O Right to Repair faz parte de um conjunto de demandas legítimas e importantes do mercado que, afinal, estarão contidas dentro de uma política setorial que está sendo desenhada para o aftermarket automotivo num trabalho conjunto das entidades de representação de distribuição, varejo, reparação e retíficas. A proposta será respaldada por avanços já conquistados, como a recente Norma ABNT para os vendedores de autopeças e o novo anuário do varejo, que será lançado em agosto na feira Autop, em Fortaleza (CE). O evento contou com as presenças de Rodrigo Carneiro, presidente da Andap; Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP; Francisco De La Tôrre, ex-presidente do Sincopeças-SP, Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA; além de empresários e gestores de todos os elos do mercado de reposição independente.

Requisitos para a elaboração da política setorial

Embora ainda haja fases a superar, o aftermarket automotivo já avançou bastante nos últimos anos no que se refere à organização, algo fundamental para elaborar uma política setorial eficiente que possa balizar o mercado nos próximos anos. “Seria impossível chegar ao Governo sem um mínimo de organização e acreditação pública. Setor sem norma não é nada. Setor sem certificação não é nada. Setor sem capacitação não é nada. Setor sem evidencias de organização não é nada”, diz Luiz Sergio Alvarenga. Felizmente, muitos destes requisitos que nortearão a política setorial do aftermarket automotivo já foram preenchidos. E outros estão encaminhados.

CONSTRUÇÃO DE INDICADORES BÁSICOS

Realizado: Anuário de Reparação da Indústria de Veículos do Brasil (Sindirepa), Anuário do Sindipeças/Abipeças, Anuário da Indústria Automobilística Brasileira (ANFAVEA), Anuário da Distribuição Automotiva no Brasil (Fenabrave) e Anuário do Comércio de Autopeças do Brasil (Sincopeças-BR), a ser lançado na feira Autop, no Ceará.

NORMALIZAÇÃO TÉCNICA ABNT

Realizado: Norma ABNT NBR 16999 – Qualificação do Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos, a primeira norma para o comércio. A reparação já tem mais de 25 normas ABNT publicadas. A realizar: Mais normas para o comércio.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INFORMAÇÃO TÉCNICA

Realizado: Informação técnica oficial centralizada sob o manto das marcas Carro 100%, Moto 100% e Caminhão 100%. A realizar: Qualificação profissional diferenciada por meio de uma Universidade do Aftermarket. Adequação dos cursos e treinamentos das indústrias aos requisitos da norma.

CERTIFICAÇÕES

Realizado: Certificação IQA para o profissional da reparação, Certificação IQA para o estabelecimento da reparação. A realizar: Certificação IQA para o vendedor de autopeças, prevista para 2023.

COMUNICAÇÃO

Realizado: Fontes oficiais de informações seguras e bandeiras levantadas pelo setor: www.sindirepabrasil.org.br, www.sincopecasbrasil.org.br, www. sindipecas.org.br, www.andap.org.br, www.conarem.org.br

LEGISLAÇÃO

Realizado: Acompanhamento de legislações vigentes. A realizar: Desenvolvimento de novas legislações como, por exemplo, Right to Repair.

UNIÃO ESTRATÉGICA

A finalizar: União entre as entidades Andap, Sincopeças-BR, Sindirepa Brasil e Conarem em alinhamento com o Sindipeças.


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