Aftermarket, indústria e varejo automotivo no Cazaquistão, sede da Automechanika -

Aftermarket, indústria e varejo automotivo no Cazaquistão, sede da Automechanika

Por Bruno Núñez

Entre dois protagonistas do mercado, Rússia e China, fica o Cazaquistão. Nona nação mais extensa do globo e com 18 milhões de habitantes, o país localizado na Ásia Central é um ponto estratégico nos negócios dessa parte do mundo e assumiu sua importância no setor automotivo. É uma das sedes da Automechanika, uma das principais feiras de aftermarket do planeta. Nur-Sultan, a capital da nação que até o começo de 2019 era conhecida como Astana, recebe o evento que coloca os cazaques entre os protagonistas desse meio.

Para conhecer mais sobre indústria, varejo e aftermarket automotivo deste país que fala dois idiomas, o cazaque e o russo, conversamos com Dmitriy Sablin, editor-chefe da revista Automaster, especializada no setor. Esta é mais uma reportagem da série Correspondente do Novo Varejo.

Cadeia de reposição

“Do distribuidor vai para as oficinas ou autopeças. Recentemente chegaram ao Cazaquistão grandes distribuidoras estrangeiras que vendem através da internet, o que habilita a ligação direta com o consumidor final.”

Grandes cadeias

“Em nosso país existem grandes cadeias de distribuidores, que são aproximadamente 80% do mercado. Além disso, há diversas redes independentes de autosserviço que ocupam por volta de 40% do setor”.

Em Almaty, maior cidade do país, existe a Car City, uma espécie de shopping de peças de reposição. Outra rede do setor que se destaca é a AutoExpress, especializada em pneus.

Oficinas independentes x concessionárias

“Normalmente, se o carro custa até US$ 15 mil (aproximadamente R$ 60 mil), 80% dos compradores cancelam o serviço de garantia em um ano. No total, depois do fim da garantia, aproximadamente 70 % dos carros que são vendidos usam oficinas independentes.”

Informação para o reparador

“Fabricantes de autopeças têm um banco de dados técnico com informações, recomendações de uso e descrição técnica do veículo. Além disso, existem empresas que trabalham com TecDoc.”

O TecDoc é o catálogo europeu padrão para marcas do aftermarket. Fundado em 1994, com sede na Alemanha, ele é o meio que as empresas do setor têm para levar os seus produtos ao mercado de uma forma coesa e padronizada e competir com as OES (peças originais).

Atualmente, o TecDoc tem mais de 800.000 utilizadores e conta com mais de 380 marcas distribuídas por 31 grupos de produto.

Certificações de qualidade de peças e frota

“No Cazaquistão existem certificações de veículos e peças de reposição que chegam ao país. Além disso, verificações técnicas são obrigatórias para veículos comerciais a cada 3 ou 6 meses, enquanto carros comuns precisam passar pela avaliação uma vez por ano.”

Frota

O Cazaquistão sofre com uma frota muito antiga. Segundo a KazAvtoProm, grupo de lobby da indústria automotiva local, 70% dos veículos registrados no começo de 2019 têm mais de 10 anos de fabricação, com 43% tendo mais de 20 anos de uso. Automóveis novos, deste ano, chegam a irrisórios 0,3%.

Reciclagem automotiva

“Temos programas de reciclagem para veículos, baterias, óleos e outros produtos relacionados aos automóveis. Qualquer item importado que esteja incluído nesse programa de reciclagem tem que pagar um imposto especial.”

E-commerce

“O e-commerce é uma categoria que está tendo um crescimento muito ativo no país.”

A Tanauto, membro do Groupauto, mesmo grupo da brasileira Rede Pitstop, é conhecido por suas vendas para os varejistas, sendo uma espécie de distribuidor online no país. Já o site Parts.KZ, considerado o maior e-commerce do tipo no Cazaquistão, negocia com o consumidor final. A versão cazaque do OLX também se destaca no ramo.

Carros elétricos

“O assunto dos carros elétricos não está muito em alta no Cazaquistão, apesar de nós termos uma produção de veículos desse tipo. Um dos problemas é que não temos infraestrutura para as estações de recarga”, explica.

O país produz modelos elétricos como Kia Soul EV, Lada Vesta EV e JAC iEV7S. Apenas cerca de 1000 veículos do tipo andam nas ruas da nação asiática.

Sede da Automechanika

“A Automechanika em Astana é importante para o nosso país porque o Cazaquistão é o ponto central em questão de logística, transporte e negócios na Ásia. Um evento desse porte ajuda a fazer novas relações comerciais”, conta Dmitriy.

Uma das principais feiras de aftermarket automotivo no mundo, a Automechanika sediada no Cazaquistão seria realizada no período entre 15 e 17 de abril de 2020, mas em razão da pandemia do coronavírus a feira tem novas datas: 15 a 17 de abril de 2021. Grandes indústrias de peças de reposição, equipamento e manutenção estarão presentes nessa exibição.

Fabricantes de aftermarket locais

“Não temos informação de fabricantes de peças de reposição no Cazaquistão. Existem marcas locais que produzem seus próprios componentes em plantas estrangeiras, como as companhias Gerat e Winkod”, afirma.

A Winkod, apesar de ser cazaque, tem sua fábrica em Hong Kong. A empresa é especializada em amortecedores, pastilhas e discos de freio, além de peças de suspensão e direção. Já a Gerat atua com radiadores e filtros.

Indústria automotiva

“No país existe a produção de várias marcas de carros. Esses automóveis ajudam com o impulsionamento do mercado de reposição. Além disso, os veículos produzidos no Cazaquistão são exportados para países vizinhos e outras repúblicas da Ásia Central”,

“Temos três lideres de mercado: VAZ (Lada), Toyota e Hyundai”, conta Sablin. Segundo dados da KazAvtoProm, união de empresas automotivas presente no Cazaquistão, a Lada liderou o mercado em 2018, com 13.413 unidades vendidas, seguida pela Toyota (12.278) e Hyundai (8.721).

A Azia Avto, localizada em Ust-Kamenogorsk, é a principal montadora do país. Modelos da Kia, Lada, Skoda e UAZ saem de sua fábrica. Cerca de 18 mil unidades foram fabricadas na planta em 2018, enquanto 11 mil foram montados na outra indústria, em Kostanai, especializada nas marcas Chevrolet, Hyundai, JAC, Peugeot e Ravon.

Expectativas sobre a indústria

“Não temos previsão sobre a indústria. O mercado está cheio de marcas de automóveis e peças de reposição. Acredito que existirá uma mudança de protagonistas e influência deles em nosso país”.

Problemas

“O primeiro problema é a solvência dos proprietários de automóveis, muitas vezes, as pessoas compram carros caros a crédito, apesar da baixa renda. O segundo é a grande quantidade de produção ilegal de peças que vem da China.”

Outras curiosidades sobre o país

  • Os verões são curtos e os invernos são severos nesta parte da Ásia. Nur-Sultan é famosa pelo seu clima, já que é a segunda capital mais fria do mundo, só superada por Ulaan Bator, na Mongólia. A temperatura mais baixa pode chegar a -35oC, o que deixa a cidade com uma média anual de 3,5o C.
  • O país é oficialmente bilíngue. Cerca de 65% da população fala o cazaque, língua de origem turcomana, e que tem o status de “estatal”. Já o russo é falado pela maioria dos habitantes, principalmente na área dos negócios.
  • Cerca de 63% da população é da etnia cazaque. Os russos são 23% dos habitantes do país.
  • O Cazaquistão tem um vasto território que inclui planícies, estepes, montanhas e desertos. Com 2.724.900 km², o país é o nono mais extenso do mundo, e a maior nação sem costa marítima. Porém é um dos menos densos, com apenas 5,4 habitantes por km², já que tem cerca de 18 milhões de habitantes.

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