A Amazon inaugurou um novo modal de entrega dos produtos. Desde segunda-feira (7), está em operação no Brasil o serviço de transporte aéreo, fruto da parceria entre a multinacional de e-commerce e a Azul Cargo, transportadora da Azul Linhas Aéreas.
O objetivo do acerto foi para melhorar a capacidade de frete na região norte do país. Como consequência, os prazos para entrega no caso de capitais como Manaus (AM) e Belém (PA) caíram de cinco dias de média para dois. Em Macapá, que a espera dos clientes chegava a sete dias, agora esse tempo foi reduzido para três.
A parceria, iniciante no país, ainda não se compara aos aviões de cargas exclusivos e envelopados com o logo da companhia, como acontece nos Estados Unidos, sob o nome de Prime Air. No entanto, representa um passo importante em direção a isso. A expansão do projeto brasileiro vai depender do crescimento da demanda a partir de agora.
Para viabilizar o acordo, a Amazon garantiu um volume mínimo de espaço contratado na barriga dos aviões comerciais. Em outras palavras, a companhia compra um espaço do bagageiro das aeronaves, com pelo menos um voo por dia diariamente. Os pacotes saem de um centro de distribuição em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, para as cidades do norte brasileiro.