Americanas lança curso para formar especialistas em e-commerce -

Americanas lança curso para formar especialistas em e-commerce

Nas aulas, os consultores novatos irão aprender sobre temas como varejo, transformação digital, marketing, finanças e gestão de negócios digitais

A nova aposta da Americanas para o varejo online está na educação. Nesta sexta-feira, 21, o Americanas Martketplace, plataforma que conecta lojistas aos e-commerces da B2W (Submarino, Shoptime e Americanas), anunciou uma parceria com a edtech Ecommerce na Prática para a criação de um curso gratuito para especialistas em marketplace.

A ideia é formar profissionais que possam orientar pequenos empreendedores que desejam vender seus produtos no marketplace da Americanas. Com a conclusão do curso digital, oferecido em parceria com especialistas do Ecommerce na Prática, os alunos serão certificados e receberão o título de “consultores em marketplace”.

Criar um programa de capacitação, para a Americanas, vem da percepção de que as pequenas e médias empresas (PMEs) demandam uma atenção especial para aprender a pivotar suas vendas online. Hoje, grande parte dos parceiros do Americanas Marketplace PMEs e microempreendedores individuais (MEIs). “São, em grande parte, empreendedores que estão começando e precisam de ajuda para vender online ou empresas já digitais, mas que querem escalar as vendas”, diz Valmir Andrade, diretor executivo do marketplace da Americanas S.A.

O trabalho do consultor é encontrar novos lojistas, treiná-los e orientá-los ao longo de um ano. Para isso, receberão uma comissão por cada venda concluída por novos lojistas de sua base que passarem a vender na plataforma da Americanas. No primeiro mês, a porcentagem será de 8% sobre as vendas e, nos meses seguintes, de 0,5%.

“O trabalho remunerado é uma alternativa que criamos para fomentar o empreendedorismo — tanto dos consultores, que podem obter uma renda extra, quanto dos pequenos lojistas que usam o marketplace da Americanas”, diz.

Nas aulas, os consultores novatos irão aprender sobre temas como varejo, transformação digital, marketing, finanças e gestão de negócios digitais. O diferencial, porém, está nos conteúdos voltados às particularidades da plataforma de marketplace da Americanas.

Segundo Andrade, as diferenças para outros marketplaces está nos serviços oferecidos pela plataforma. No caso das Americanas, o destaque está na mixagem de ferramentas físicas e digitais oferecidas ao lojistas. Um exemplo está na possibilidade de usar os armazéns da Americanas para o estoque de produtos e também a operação de entregas e logística da empresa. “Nosso marketplace é um organismo vivo, e o que precisamos é manter todos na mesma página sobre as mudanças constantemente, e os consultiores terão esse papel”, diz.

Neste primeiro momento, a intenção é formar pelo menos 1.000 consultores. Ao longo do ano, novas turmas serão abertas.

O curso terá quatro módulos, com duração total de oito horas. Os interessados podem se inscrever, até dia 22 de janeiro, pelo site.


Notícias Relacionadas
Read More

GM anuncia layoff para 600 funcionários

Segundo entidade, o motivo alegado pela empresa é a falta de peças na produção. A suspensão teria duração de 8 de março a 2 de maio e será levada para apresentação em assembleia nesta terça-feira (2)