"Amiguinhos ZF" impacta público infantojuvenil sobre mobilidade segura e sustentável -

“Amiguinhos ZF” impacta público infantojuvenil sobre mobilidade segura e sustentável

Em seu primeiro mês de lançamento externo, ação “Amiguinhos ZF” alcançou mais de 150 mil pessoas nas redes sociais e teve mais de 2 mil acessos no seu website

Amiguinhos ZF”, iniciativa que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens de 4 a 12 anos sobre cidadania, respeito e educar sobre mobilidade segura e sustentável, expande o seu alcance por meio do website oficial, aberto para todo o público e com conteúdo gratuito, além dos programas Amigo Bom de Peça, Amigo Bom de Venda, TruckPad e pela Oficinas ZF [pro]Tech.

No site oficial (www.amiguinhoszf.com.br), há versões digitais para download de livros para colorir, histórias em quadrinhos e várias outras atividades lúdicas especialmente elaboradas para educar sobre mobilidade segura e sustentável. Mensalmente, o novo endereço trará novidades em conteúdo.

“Os materiais são elaborados para o público infantojuvenil, mas seu impacto transcende barreiras etárias. A ideia é alcançar o máximo de pessoas, que também se transformam em embaixadores do tema em suas próprias comunidades e multiplicam as mensagens sobre segurança, meio ambiente e cidadania”, diz Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Comunicação, Excelência Comercial, Clientes, Estratégia da ZF América do Sul.  

Segundo a executiva, o “Amiguinhos ZF” não apenas exerce um papel educacional, mas democratiza a informação e gera atratividade para o setor automotivo ao envolver todos os públicos, o que contribui com uma maior diversidade na indústria. Por isso mesmo, pretendemos em breve abrir a iniciativa para receber o apoio de parceiros”, sinaliza.

Lançada oficialmente em novembro de 2021, a iniciativa é uma extensão dos famosos programas de relacionamento da ZF Aftermarket, o Amigo Bom de Peça, voltado ao público reparador, e o Amigo Bom de Venda, que atinge vendedores de varejos, bem como de distribuidores. Com o “Amiguinhos ZF”, esse ciclo é ampliado ainda mais, desta vez com foco para o público infantojuvenil.

Em sua primeira etapa, a ação foi exclusivamente direcionada a colaboradores da empresa e contou com a distribuição de três mil kits contendo quebra-cabeça, revistinhas para colorir, lápis semente e uma carta explicativa, para que os pais apresentassem aos filhos.  Em apenas um mês de lançamento para o público externo, o website do “Amiguinhos ZF” alcançou dois mil acessos e 150 mil visualizações de conteúdo nas redes sociais.

Despertando a consciência ambiental e social nas crianças, adolescentes e adultos

Entre os primeiros tópicos trabalhados nos materiais digitais distribuídos gratuitamente estão gentileza e cordialidade no trânsito, atenção com os pedestres, incentivo ao uso de diferentes modais de transporte como valorizar o uso de bicicletas e necessidade de manutenção dos veículos para a segurança. Além de temas relacionados ao cotidiano, o “Amiguinhos ZF” aborda ainda a legislação de maneira simples e didática, como a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança, entre outros itens. O conteúdo apresenta ainda, de forma lúdica, como a tecnologia presente nos veículos são essenciais e podem ajudar a preservar vidas e o meio ambiente.

Personagens em defesa da mobilidade 

A iniciativa é baseada em personagens responsáveis por transmitir as mensagens-chave ao público. “Transmitir conhecimento sobre uma mobilidade mais segura e sustentável para a futura geração é de grande importância, e está totalmente alinhado aos princípios da ZF”, destaca Fernanda Giacon.

Os “Amiguinhos ZF” são constituídos por cinco personas, criadas exclusivamente para a iniciativa. Raquel, adulta, é a responsável por transmitir todas as principais informações sobre mobilidade, devido ao seu alto conhecimento no assunto e know-how profissional. Ela é quem guiará a personagem principal em suas aventuras pelo universo da mobilidade.

Laurinha, filha de Raquel, é a personagem principal, e uma das crianças que aprenderá sobre mobilidade por meio de suas próprias aventuras e desafios do dia a dia, junto a seu melhor amigo, Miguel, deficiente visual. Inseparáveis, eles unem conhecimento com imaginação para transmitir mensagens sobre o assunto. Já Renan é o personagem anti-herói da história, que representa um pré-adolescente resistente a novos conhecimentos e normas, mas que contribui com novas perspectivas e aprendizados em cada história.

Para completar o time, ZEP, um carro tecnológico da ZF, mascote da iniciativa, trará informações valiosas sobre o quanto as tecnologias podem ajudar a mobilidade ser mais sustentável e segura.

“Acreditamos que essa iniciativa de responsabilidade social da ZF possui grande potencial para conquistar a empatia do público. O mais importante, no entanto, é que com ela criamos a ocasião para conscientizar e levar informações às pessoas de uma forma lúdica e agradável a crianças e, consequentemente, a jovens e adultos.  Todas as ações são alinhadas aos objetivos da ZF sobre a mobilidade da próxima geração, tornando-a, já hoje, segura e sustentável.”, explica Fernanda.


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