ANFAPE confere apoio institucional à AUTOP 2024 -

ANFAPE confere apoio institucional à AUTOP 2024

“Acelerar para o sucesso” é o tema da 18ª edição da feira

A Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Peças para o Mercado de Reposição – ANFAPE é apoiadora institucional da AUTOP 2024 – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, organizada e realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos – SSA-CE, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Em sua 18ª edição o evento discutirá as novas tendências, os desafios e as inovações observadas nos últimos anos, trazendo informações valiosas, networking, oportunidades de negócios e explicações detalhadas para ajudar os visitantes a entenderem as mudanças no mercado independente de reposição e reparação automotiva e aprimorar sua qualificação para alcançar o sucesso profissional.

Para o Vice- Presidente da ANFAPE, Márcio Roberto Codogno, aAUTOP 2024 é um evento adequado para que a indústria sinalize como está se adaptando às novas tendências e entender as demandas futuras. “É o ambiente adequado para promover networking, troca de experiências e expectativas para que tenhamos melhor entendimento do mercado local e do crescimento do setor na região”, assegura.

Em sua visão, o mercado de reposição está sendo impactado por diversas tendências que têm obrigado o segmento de autopeças a se adaptar. “As mudanças voltadas para a eletrificação, conectividade e novas tecnologias, a busca por produtos mais sustentáveis e personalizados e a inovação e aperfeiçoamento do e-commerce farão com que toda a cadeia de abastecimento do aftermarket se adapte às novas demandas. O envelhecimento da frota de veículos a combustão e a chegada dos novos veículos elétricos/híbridos exigirão maior especificação no serviço ofertado. Com software e outras tecnologias embarcadas, os veículos exigirão mão-de-obra mais qualificada, mais complexa e mais custosa para realizar reparos do que consertos mecânicos”, prevê Codogno.

Segundo o Vice-Presidente, a procura por produtos mais sustentáveis e a possibilidade de maior autonomia na tomada de decisão do consumidor têm alterado a relação de consumo e fortalecido outros aspectos no País, como o movimento Right To Repair. “Esse movimento vai ao encontro dessa necessidade do consumidor em ter maior autonomia e flexibilidade na hora de buscar reparos em seu automóvel, além de permitir diversificação no acesso a peças, serviços e profissionais qualificados. Gera benefícios não só para os proprietários de veículos como para o mercado de reposição, além do prestador de serviços de reparos. Essas características contribuem para o fortalecimento da economia circular. Embora os estados das regiões Norte e Nordeste concentrem menor número de veículos, quando comparados a outras regiões, ao considerarmos conjuntamente a frota das regiões, temos um mercado significativo e em expansão que precisa ser trabalhado. São poucos os eventos realizados na região, como a AUTOP, que valorizam a indústria nacional e multinacional com produção brasileira”, afirma.

No entender de Codogno, a feira vai ao encontro dessas necessidades através da reunião de representantes de diversos setores para conectar ideias, pensando na preparação dos profissionais do segmento para o futuro, através da qualificação na prestação de serviços. “Essa conexão ficou evidente na última edição, que foi representada por 74% dos visitantes entre aplicadores e empresários do setor”, lembra o Vice-Presidente.

Márcio Codogno ressalta que a AUTOP pode ser considerada um polo de atração do mercado aftermarket. “Organizada pelo SSA-CE – que tem como objetivo fortalecer as necessidades de várias associações de classe do setor de reposição de autopeças, dentre elas a ANFAPE – a feira promove condições para que fornecedores de peças se mostrem ao mercado atacadista e varejista, oficinas e prestadores de serviços no geral e assim solidificar e fortalecer cada vez mais o setor de reposição independente de autopeças no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, frisa.

APOIO INSTITUCIONAL

Como explica o Vice-Presidente, a decisão do apoio da ANFAPE à AUTOP visa fortalecer a Aliança Aftermarket Automotivo Brasil, grupo que agrega sete entidades do mercado independente de reposição e reparação automotiva, da qual a ANFAPE é expressiva representante da indústria. “Juntamente com o SSA-CE, temos objetivos comuns para reunir representantes do setor automotivo com intuito de solidificar cada vez mais o segmento em torno das mudanças e da qualificação necessária dos representantes da área de reposição de autopeças. São momentos como esses que deixam clara a necessidade de continuarmos refutando a ação abusiva das montadoras em relação ao patenteamento dos componentes veiculares”, reforça Márcio Codogno.

AUTOP 2024

O presidente do SSA-CE e do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, relembra que em sua mais recente edição, em 2022, a AUTOP foi um sucesso, aquecendo os motores do setor automotivo no pós-pandemia. Com mais de 230 marcas expositoras e mais de 33 mil visitantes específicos do setor automotivo, a feira gerou mais de R$ 100 milhões em negócios durante os quatro dias de evento. “Agora, chegou a hora de Acelerar para o Sucesso!”, destaca Ranieri.

A AUTOP é a única feira automotiva do mundo planejada, organizada e realizada por uma entidade de classe do segmento, o SSA-CE, que há mais de 35 anos trabalha para defender e garantir os interesses das mais de 7.000 empresas que atuam nas áreas de autopeças, motopeças, acessórios, refrigeração, retíficas, serviços e reparação automotiva no Estado do Ceará.

SERVIÇO

AUTOP 2024 – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços, organizada e realizada pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos – SSA-CE

De 21 a 24 de agosto de 2024

De quarta à sexta-feira, das 15h às 21h. Sábado das 14h às 19h

Centro de Eventos do Ceará

https://autopceara.com.br/a-autop/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Lexus cresce 55% no Brasil em 2019

Pela primeira vez em sua história no país, a marca ultrapassou as 1.000 unidades comercializadas em um ano. Os destaques do ano foram os SUVs NX 300h e UX 250h, além do sedã grande ES 300h