Anfavea anuncia Igor Calvet como novo presidente-executivo da entidade -

Anfavea anuncia Igor Calvet como novo presidente-executivo da entidade

Executivo, que já passou pelo Ministério de Indústria e Comércio e pela Associação de Desenvolvimento Industrial, é primeiro fora das montadoras

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou nesta segunda-feira, 24, a nomeação de Igor Calvet como novo presidente-executivo da entidade. Ele vai substuir Márcio de Lima Leite, que deixará o cargo em 21 de abril.

Em nota, a associação afirmou que a mudança marca uma transformação histórica na governança da entidade. “Pela primeira vez desde sua fundação, a Anfavea substituirá o modelo de um presidente representante de fabricante por um executivo de mercado contratado para liderar a associação.”

Segundo a Anfavea, a mudança representa um avanço fundamental na governança. “A decisão de nomear um presidente-executivo de mercado reforça nosso compromisso com a profissionalização e modernização da entidade, fortalecendo nossa representatividade e aprimorando o diálogo com os diferentes interlocutores do setor automotivo e do governo”, destaca Márcio de Lima Leite, no comunicado.

A missão de Calvet será reforçar o protagonismo da Anfavea na defesa dos interesses da indústria automotiva nacional.

O executivo tem experiência em políticas industriais, comércio exterior e inovação. Ele já atuou no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor. Calvet vinha, desde 2023, atuando como diretor-executivo da Anfave.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre e doutorando em Ciências Políticas pela mesma instituição. “A Anfavea tem um papel fundamental na construção de políticas públicas que impactam diretamente o setor automotivo e a economia brasileira. Estou honrado em assumir essa posição e comprometido em intensificar o diálogo com o governo e com todo o setor, buscar soluções para os desafios do setor e apoiar a inovação e a competitividade da indústria nacional”, afirma Igor Calvet.


Notícias Relacionadas
Read More

Inflação acumulado em 12 meses já passa de dois dígitos em quatro capitais

Dados Ido BGE mostram que, na média nacional, o IPCA-15 foi de 9,30% em 12 meses até agosto, maior taxa desde maio de 2016 (9,62%). A inflação segue distante, portanto, da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC) neste ano, de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixa. O limite superior da meta é de 5,25%.
Read More

GENERAL MOTORS PLANEJA SER NEUTRA EM CARBONO ATÉ 2040

Além das metas de carbono da GM, a empresa trabalhou com o Fundo de Defesa Ambiental (EDF) dos Estados Unidos para desenvolver uma visão compartilhada de um futuro totalmente elétrico e a aspiração de eliminar as emissões de novos veículos leves até 2035.