Anfavea pede retorno integral da taxa de importação para veículos eletrificados -

Anfavea pede retorno integral da taxa de importação para veículos eletrificados

Associação das montadoras quer proteção comercial para frear entrada em larga escala de automóveis importados

A Anfavea apresentou ao governo um pedido formal para elevar imediatamente para 35% a alíquota de importação de veículos híbridos e elétricos. Seria uma mudança sobre o que foi publicado em novembro de 2023. Na época, foi definido um escalonamento do tributo, que só atingiria a tarifa máxima em 2026.

O objetivo é estabelecer uma proteção comercial mediante à entrada em larga escala de automóveis eletrificados vindos do exterior, em sua maioria da China, informou nesta quinta-feira (27) a associação de fabricantes.

O pedido já havia sido apresentado na semana passada ao governo e ao Ministério da Fazenda e foi detalhado, nesta quarta-feira (26), ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Bens e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, e sua equipe técnica, segundo a Anfavea.

O Mdic confirmou, por meio de sua assessora de imprensa, ter recebido o pedido da Anfavea. A pasta também informou ter recebido uma solicitação contrária por parte dos importadores para que não haja mudanças, e disse que dará início a uma análise técnica “sem que haja pré-julgamentos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas
Read More

Governo Federal busca soluções para reduzir mortes no trânsito

6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) discutiu ações para a redução das mortes e lesões no trânsito. O Sincopeças-SP pleiteia a implantação da Inspeção Técnica Veicular para toda frota circulante como meio de promover a segurança no trânsito