Anfitriões da Autonor destacam nova fase da feira e do Aftermarket Automotivo do Norte e Nordeste do país -

Anfitriões da Autonor destacam nova fase da feira e do Aftermarket Automotivo do Norte e Nordeste do país

Articulação política e evolução das empresas foram apontados como chave para mudança

Maior feira de autopeças da Região Nordeste, a Autonor é uma oportunidade para os profissionais e empresas locais se conectarem com as novidades das principais marcas do setor, bem como se atualizarem em relação às boas práticas e novas tecnologias de seus nichos de atuação.

Apesar de manter esse DNA, a feira de 2025 traz uma característica que marca um momento de integração não só das diferentes regiões, mas também dos diversos elos que compõem a cadeia do Aftermarket Automotivo – integração que começou a ser estruturada com a fundação da Aliança, em meados de 2022.

Em entrevistas exclusivas à reportagem do Novo Varejo, os respectivos presidentes do Sincopeças-PE e Sindirepa-PE, José Carlos de Santana e Pedro Paulo Medeiros de Moraes, dois dos principais anfitriões da feira que acontece nesta semana na cidade de Olinda-PE, refletiram sobre essa ‘nacionalização’ da cadeia exposta na Autonor 2025.

Um dos principais exemplos deste caráter nacional do evento está no fato deste contar com a presença de líderes de entidades de diversas regiões do país. Assim como aconteceu na Automec, por exemplo, a Autonor será palco de uma reunião nacional do Sincopeças Brasil. O encontro, marcado para a manhã desta sexta-feira, 18/09, contará com a presença física ou digital de todos os presidentes regionais da entidade.

“Na pauta, vamos discutir questões como os aprendizados que tivemos na nossa imersão recente na China, falando sobre inovações e tendências para o mercado de autopeças. Além disso, falaremos sobre questões mais específicamente relacionadas a benefícios para os associados, como o convênio que fechamos com a General Motors para oferecer condições especiais e descontos na compra de automóveis da marca”, compartilhou Santana.

Para além da mobilização política cujo crédito ambas as lideranças atribuem largamente às articulações do presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, Pedro Moraes destaca a importância do avanço do mercado nordestino para o processo de unificação da pauta do setor.

Segundo ele, o avanço de um ecossistema composto por mais de 60 distribuidores, somado à crescente modernização da frota local, reduziu significativamente o gap histórico que havia entre as realidades do Aftermarket Automotivo no Norte e Nordeste em relação àquela observada nas regiões Sul e Sudeste.

“Isso facilitou muito. Eu diria a você que hoje nós, reparadores, encontramos facilmente as peças tanto para os carros nacionais quanto para os carros importados. Claro que nossa cadeia ainda não está no mesmo nível de entrega do Sul e do Sudeste, mas estamos nos aproximando muito rápido e, em breve, estaremos no mesmo nível”, afirmou Moraes.

Pedro Paulo Medeiros de Moraes, presidente do Sindirepa/PE
José Carlos de Santana, presidente do Sincopeças/PE

A feira

A Autonor 2025 acontece entre de 17 a 20 de setembro das 15h às 21h e, no sábado, das 14h às 20h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE.

Em sua última edição, em 2023, a feira recebeu 55 mil visitantes, maior marca de sua história até então.


Notícias Relacionadas
Read More

Sete estados tiveram alta da produção industrial em janeiro

De acordo com o IBGE, a maior alta foi foi observada no Pará (4,4%). Outros estados que tiveram desempenho positivo da indústria no mês foram Pernambuco (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%), Rio de Grande do Sul (1,9%), Paraná (1,5%), São Paulo (1,1%) e Santa Catarina (1%).
Read More

Volvo assina compromisso com aliança para acelerar o uso de ônibus elétricos na América Latina

O compromisso da Volvo Buses é voluntário e foi estabelecido em parceria com a aliança ZEBRA e seus cofundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation - ICCT) e o C40 - Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas (C40 - Cities Climate Leadership Group), além de vários outros parceiros da indústria.