Questão de interesse para o Aftermarket Automotivo, a migração do automóvel de produtos para serviço pode ganhar novo impulso neste ano. Com o cenário de escassez de peças para produção de carros, as montadoras vêm apresentando quedas consecutivas. “As perspectivas para o setor, infelizmente, não são muito positivas para 2022 também. Em conversas que tive nas últimas semanas com os fabricantes de automóveis, a previsão é que o ano continue difícil ainda, com baixa produção de veículos e alta do preço do carro zero. Hoje, as locadoras já contam com um atraso de 800 mil veículos para serem entregues”, relata André Ricardo Vieira, CEO da consultoria de negócios Solution4Fleet. Com carros zero a preços altos e a supervalorização dos seminovos, cada vez menos as pessoas terão acesso à compra de carros novos. Colocando na ponta do lápis, o aumento atual do preço do carro novo somado ao juros real vai gerar um aumento superior a 50% ou 60% na média de modelos zero quilômetro, se comparado com o valor antes da crise. Dessa forma, para andar de carro novo, a assinatura de veículos passa a ser uma opção analisada com mais atenção pelo consumidor final. No mercado corporativo, as empresas podem optar pela terceirização de frotas, uma vez que o valor investido no carro alugado tende a ser mais barato do que o carro comprado. “Outra estratégia que enxergo como oportunidade para as locadoras será o aluguel de seminovos. Essa modalidade deve se destacar, já que o valor do serviço tende a ser mais baixo do que o de carro zero”, conta Vieira. Estima-se que o mercado de locação representa hoje 70% dos mais de 15 mil CNPJs com registro focado em mobilidade urbana.
Ano deve ser bom para locação e assinatura de veículos
Com carros zero a preços altos e a supervalorização dos seminovos, cada vez menos as pessoas terão acesso à compra de carros novos.