Aos 45 anos, Grupo Universal comemora crescimento sólido e prevê cenário de otimismo no mercado em 2022 -

Aos 45 anos, Grupo Universal comemora crescimento sólido e prevê cenário de otimismo no mercado em 2022

Empresa alcança marco importante com papel relevante no setor de aftermarket automotivo e espera um ano com resultados significativos

Neste mês de janeiro, o Grupo Universal Automotive Systems alcança um marco importante em sua história, ao completar 45 anos de existência. A empresa, que está entre as principais no mercado de aftermarket automotivo, comemora os grandes feitos de sua trajetória e ao mesmo tempo já projeta um cenário de otimismo em termos de resultado para o ano de 2022. Segundo o CEO da companhia, André Belfort, além de construir uma jornada muito rica, o Grupo Universal pretende ampliar cada vez mais sua presença no mercado.

“O Grupo Universal tem uma história de sucesso muito bonita. Ver o tamanho que a empresa alcançou após estes 45 anos, de uma maneira sólida, com presença no mercado internacional e obviamente tendo nos nossos clientes parceiros fundamentais, é uma grande conquista”, afirma Belfort.

Neste período, segundo ele, nem mesmo as grandes crises econômicas impediram que a empresa chegasse hoje investindo em tecnologia, treinamentos e pessoas. “Na parte de coleta de produtos na logística, por exemplo, que era feita de forma manual, hoje conta com automações envolvidas. Chegamos à maturidade com espírito jovem”, explica o CEO.

Segundo Belfort, o perfil do Grupo Universal Automotive está alinhado aos tempos atuais, com um olhar importante tanto na questão de inovações de tecnologia como também em outros temas relevantes, em especial a discussão de políticas de diversidade e ESG.

Diante deste cenário, a companhia projeta 2022 com resultados bastante favoráveis. “Apesar da expectativa do mercado, especialmente com as recentes altas nas taxas de juros, o otimismo está elevado no Grupo Universal. Temos mais de 42 milhões de veículos circulando nas ruas do país, em um mercado que movimenta anualmente cerca de R$ 100 bilhões. Nosso foco será ampliar cada vez mais a presença neste mercado. Será um dos anos mais importantes de nossa história recente”, diz André Belfort.

Para este ano, o Grupo Universal aposta em forte desenvolvimento na área de tecnologia e também no fortalecimento de duas novas linhas de produto da empresa, o Uni1000, da linha de químicos, e Eletric-Life, da linha elétrica.  “Estas duas linhas têm forte potencial de crescimento estratégico”, afirma Belfort.

Crescimento sólido

Nestes 45 anos, o Grupo Universal Automotive Systems exibe uma expansão inegável, inclusive fisicamente falando. “Começamos com uma estrutura pequena, na Zona Norte de São Paulo. Depois viemos para um espaço com mais de 20 mil metros quadrados em Osasco. A expansão seguiu com a inauguração de nosso primeiro centro de distribuição, em Aparecida de Goiânia. Nos últimos três anos, apresentamos um crescimento sólido, mais do que o dobro em termos de resultado. Quem sai ganhando com isso são os colaboradores, porque traz solidez e acabamos reinvestindo em muitas ações na companhia”, explica André Belfort.

Segundo o executivo, de 2019 para 2021, a companhia cresceu no EBITDA – um dos indicadores financeiros usados para medir os resultados de uma empresa – em índices bem elevados. “Isso é um dos motivos pelo quais muitas parcerias são vislumbradas para o futuro”, comenta o CEO do Grupo Universal.

Ele conclui destacando uma frase do fundador da empresa, Ricardo Ferreira. “Como está descrito na parede de nossa empresa, algo que o Ricardo trouxe há muito tempo: ‘Acreditar em um objetivo é o primeiro passo para uma realização plena’“.


Notícias Relacionadas