
FDR Notícias
Natal de 2021 não superou as expectativas de venda. Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o comércio varejista teve uma queda de 0,1% no mês de dezembro. Mesmo com as ações de desconto de fim de ano, o cenário não foi otimista para esse segmento.
Os lojistas não tiveram um bom retorno do natal de 2021. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) relevam que o segmento ficou abaixo das expectativas de venda. Um dos principais motivos tem sido os impactos econômicos do novo coronavírus, tendo em vista a atual realidade de crise.
Levantamento no varejo
Apesar da queda de 0,1%, os lojistas ainda conseguiram um crescimento de 1,4% em comparação com o ano de 2020. É válido ressaltar, no entanto, que no primeiro ano da pandemia os centros de compra ficaram de portas fechadas.
Setores em queda
O levantamento apontou ainda quais foram os segmentos mais afetados, sendo eles: móveis e eletrodomésticos (-19,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (-9,7%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,6%), combustíveis e lubrificantes (-3,1%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%).










