Segundo um estudo da KPMG, que analisou os quatro padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após um ano de início da pandemia da covid-19, o setor Automotivo permaneceu estável no estágio “transformar para emergir”. Nesta etapa, estão empresas que se recuperarão, mas ao longo de um caminho prolongado, exigindo reservas de capital para resistir e transformar modelos operacionais e de negócio para emergirem mais fortes e alinhadas com as mudanças nas prioridades e nos padrões comportamentais dos consumidores.
“Após mais de um ano de pandemia, o setor Automotivo ainda enfrenta desafios relevantes. Na produção há falta de insumos básicos para alimentar o processo produtivo da indústria, com demanda reprimida, pressão sobre a produção e câmbio elevado na importação de peças acelerando o movimento do índice de nacionalização de peças e sistemas. Nas vendas os carros usados estão com performance superior aos carros novos, mas isso não está ligado à falta de carros novos no mercado e sim ao baixo preço, além de aceleração de ofertas de veículos por assinatura, como forma de diminuir a percepção de custos do carro novo. Sobre exportação, a falta de uma estratégia de exportação mais robusta e diversificada permanece dificultando a busca de alternativas, pois os produtos locais têm grau de competitividade em vários mercados target, apesar de um câmbio mais favorável à exportação”, afirma Ricardo Bacellar, Líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.
De acordo com o conteúdo, o setor Automotivo enfrenta as seguintes tendências:
– Revisão do orçamento e fluxo de caixa do exercício, com foco na liquidez.
– Foco em redução de custos operacionais.
– Foco na eficiência de gestão de estoques (produtos acabados e peças).
– Revisão de acordos com fornecedores e dealers.
– Avaliação de oportunidades de M&A entre fornecedores e dealers para torná-los mais estruturados.
– Revisão de modelos de supply chain.
– Medidas de apoio governamental setorial.
– Fortalecer estratégia de diversificação de negócios e vendas online.
– Presença maior nos meios digitais; aceleração de ofertas de veículos por assinatura, como forma de diminuir a percepção de custos do carro novo.
– ESG como um drive fundamental da gestão estratégica da indústria.