A primeira semana de setembro foi marcada por notícias que fizeram com que investidores colocassem o pé no freio levando o Ibovespa a fechar em queda de -1,05%, após um período de euforia e recordes. No mercado interno, a divulgação do crescimento da economia brasileira acima das projeções dos economistas, não animou o mercado financeiro que enxerga o cenário insustentável diante do atual patamar de juros que resulta em elevado déficit fiscal e aceleração preocupante da dívida pública. Já no exterior, a divulgação da taxa de empregos nos Estados Unidos, inferior ao esperado também esfriou os ânimos na Bolsa.
As ações automotivas também sentiram os reflexos desse movimento. Com exceção da Marcopolo (POMO4) +7,35% e da Fras-le (FRAS3) +0,81%, que continuam avançando, as demais desvalorizaram no período: Iochpe-Maxion (MYPK3) -0,17%; Randon (RAPT4) -0,64%; Riossulense (RSUL4) -0,62%; Schulz (SHUL4) -1, 94% e Mahle Metal Leve (LEVE3) que despencou -4,24% após semanas de valorização.
Índice das Ações Automotivas
O IAA é o índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações nas ações das empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Mesmo que ainda sejam poucas as empresas a operar nessa modalidade, já são suficientes para proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador médio medido entre a variação das sete empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento das ações automotivas em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – cria mais um índice para o mercado usar como benchmarking para avaliação comparativa do desempenho do mercado automotivo, balizando-o pelas operações de grandes empresas de todos os setores de negócios, gerando assim uma visão analítica balizada pelos sensíveis índices medidos nos pregões de ações diariamente.