Aprendendo com frases de filmes -

Aprendendo com frases de filmes

Por Américo José da Silva Filho

Sócio diretor da Cherto Atco Educação Corporativa

[email protected]

O naufrágio do Titanic aconteceu há 104 anos e ainda hoje desperta o interesse e a curiosidade de milhões de pessoas em todo o mundo. O acidente deu origem a muitas versões para o cinema. Entre elas, um campeão de audiência, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que recebeu 11 Oscars.

O filme tem uma frase muito marcante que vem a tona toda vez que tenho um trabalho desafiante no qual preciso de dedicação de corpo e alma:

 “Tem que prometer que irá sobreviver, que não irá desistir,
não importa o que aconteça. ”

Todo mês temos uma meta para atingir, um novo desafio e uma nova oportunidade de provar que somos capazes de atingir nossos resultados. Esta frase tem um aspecto emocional muito grande em:

  • Não desistir
  • Sobreviver
  • Acontecer

Mas, para estas palavras terem o valor necessário e preciso ter uma preparação e um desejo maior. Sem preparação é apenas uma ilusão.

Quando você olha para um grande jogador de futebol, um atleta olímpico que se preparou durante todos os meses, no momento de decisão estas palavras farão uma grande diferença.

No campo profissional onde temos a todo o momento fazer e entregar resultados, estas palavras terão grande efeito no aspecto motivacional.

Então como nos preparar para que estas palavras tenham um efeito positivo?

Na vida:

  • Tenha sempre uma resposta positiva, mesmo que o momento seja difícil.
  • Busque sempre o sim, lembre-se o não nós já temos. Basta ficarmos parados que já temos o não.
  • Diga sim a vida mesmo quando ela diz não.
  • Lembre-se que não dá para ganhar todas, mas temos que ganhar mais do que perder.
  • Procure ler, escolha temas que você goste, leia 5 páginas por dia, leia livros sobre romance, religião, técnico, motivacional, sexo, leia, leia e leia, monte e melhore a sua percepção sobre o mundo e os fatos que acontecem.

No trabalho:

  • Procure apreender o máximo que puder sobre a sua empresa e seus produtos.
  • Não faça coisas improdutivas somente para passar o tempo.
  • Concentre-se nos resultados.
  • Aprenda com seus erros.
  • Aprenda com seus colegas de trabalho, observe o que eles fazem e como fazem.
  • Procure dar exemplos para as pessoas.
  • O balcão é uma grande escola, mas tem gente que não quer sair do primário.
  • Seja um inconformado, melhore sempre o que está fazendo mesmo que seja bom.

Na família:

  • Lembre-se que você ajudou a construir sua família.
  • Ela acredita em você mesmo que você não acredite.
  • Você é o herói dos seus filhos, não o decepcione.
  • Separe um tempo para dedicar-se a eles.
  • Se você quer que se filho seja grande treine com ele como ser grande, participe da vida dele.
  • Dê atenção a todos, compartilhe com eles aquilo que você está construindo e peça ajuda se precisar.
  • Lembre-se de perdoar sempre, erros e acertos fazem parte do crescimento.

Com amigos:

  • Amigos nós escolhemos.
  • Amizade precisa ser cultivada.
  • Hoje com todos os sistemas de comunicação, temos a tendência de falar somente por redes sociais, mas lembre de que para beijar tem que estar junto.
  • Procure escolher os amigos, alguns são amigos da onça.
  • Ande com pessoas que buscam os mesmos ideais que os seus: “Águia voa com águia. Se você quer ser uma águia não deve voar com urubu”.
  • Lembre-se de reservar um tempo para um papo com seus amigos.

Com clientes:

  • Fale a verdade
  • Não enrole
  • Seja atencioso e prestativo.
  • Mostre que você é a melhor opção para ele fechar negócio.
  • Demostre sua preocupação de resolver o problema dele.
  • Estude qual o melhor caminho para ele.
  • Não tenha medo de falar de preço, transforme preço em valor.
  • Fale olhando para ele.
  • Saia de traz do balcão para agradecê-lo.
  • Cadastre os seus clientes e sempre que tiver novidades ligue para contar.
  • Lembre-se de fazer vendas adicionais, vender adicionais é lembrar os clientes de coisas que ele precisa, mas estava esquecendo.

Boas vendas!


Notícias Relacionadas
Read More

ESG: quem se importa, vence!

A sigla vem do Inglês Environmental (E), Social (S) e Corporate Governance (G). Resumidamente, significam as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de uma organização.