Apuração inédita revela estágio do ESG na distribuição -

Apuração inédita revela estágio do ESG na distribuição

A iniciativa, realizada pelo Novo Meio com apoio técnico do IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade e institucional da Andap/Sicap envolveu a análise de uma amostra representativa de grandes players do mercado de pós-venda automotivo.

Durante sua participação na cerimônia de premiação aos Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças 2023, no dia 23 de novembro, em São Paulo (SP), o Instituto da Qualidade Automotiva compartilhou reflexões de um ‘termômetro’ que mede o comprometimento de organizações com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). A iniciativa, realizada pelo Novo Meio com apoio técnico do IQA DS – Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade e institucional da Andap/Sicap, é uma estreia na premiação e, ainda em caráter preliminar, envolveu a análise de uma amostra representativa de grandes players do mercado de pós-venda automotivo visando a um futuro reconhecimento nesse sentido.
Para realizar o diagnóstico, a equipe técnica do IQA elaborou perguntas alinhadas às diretrizes globais de sustentabilidade, adaptada para a realidade do setor automotivo brasileiro. As respostas coletadas foram submetidas à análise especializada dos profissionais da instituição, agregando uma abordagem técnica. Os dados revelados oferecem uma visão promissora, destacando tanto conquistas significativas quanto áreas de aprimoramento.
Segundo Alexandre Xavier, superintendente do IQA, aprimorar a cultura organizacional em relação à sustentabilidade é a principal oportunidade de melhoria para essas organizações. Atualmente, as empresas enfrentam o desafio de combater o greenwashing e socialwashing, buscando demonstrar de forma autêntica para o consumidor a veracidade de suas práticas.
O superintendente destaca que as organizações como um todo ainda possuem espaço para ampliação de seu engajamento quando se trata do segmento de distribuição de autopeças. “A implementação de um sistema e uma estratégia de sustentabilidade real requer a sensibilização de toda a organização, incluindo colaboradores, a cadeia de fornecedores, a rede de apoio. Portanto, é essencial que todos estejam alinhados com o que a empresa está desenvolvendo”, explica o executivo.
A apuração também indicou que as empresas demonstram um alto nível de maturidade, acompanhado de uma liderança engajada. A maioria delas já incorporou uma estratégia de ESG em seus planejamentos estratégicos, discutindo ações específicas para promover uma cultura organizacional alinhada aos princípios de sustentabilidade.
Alexandre enfatiza também a importância do envolvimento da alta liderança, destacando que não há comprometimento de toda a organização sem a participação ativa dos líderes. “Esse princípio é aplicável não apenas à um sistema de gestão da qualidade robusto, mas também à sustentabilidade como um todo, reforçando a necessidade de liderança engajada para impulsionar práticas sustentáveis”, concluiu o executivo.


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