Aquisição da Fortbras por fundo de investimentos traz fato novo ao mercado de reposição -

Aquisição da Fortbras por fundo de investimentos traz fato novo ao mercado de reposição

entrada-de-capital-estrangeiro_site_pg22

Advent International anuncia compra da empresa brasileira. Os planos de expansão apontam para ampliação do portfólio e abertura de novas filiais

 

Claudio Milan

[email protected]

 

Há exatamente um ano – em setembro de 2015 – o fundo norte-americano Advent International anunciava a aquisição de 13% do capital do laboratório de diagnósticos médicos Fleury, um dos mais conceituados do Brasil. Na oportunidade, os executivos da Advent deixavam claro que outros negócios viriam em um futuro não muito distante, apesar da recessão enfrentada pela economia do país.

Seguindo a vocação natural de realizar aquisições de empresas – a razão de ser, afinal, dos fundos de private equity – a Advent chega agora ao mercado brasileiro de manutenção de veículos com a compra do Grupo Fortbras, fundado em 1992 no Rio Grande do Sul e formado pelas empresas Javali, Pegasus, T-Brasli, Soma e Total. Segundo informações divulgadas o fundo, no período de 12 meses contabilizados até 30 de junho último a Fortbras faturou R$ 500 milhões – são 18 centros de distribuição localizados em 17 cidades brasileiras, atendendo a uma carteira de mais de 25 mil clientes.

“O Brasil é um dos maiores mercados de veículos do mundo e o segmento de autopeças tem crescido significativamente nos últimos anos. Nós acreditamos que a Fortbras está bem posicionada para assimilar a consistente demanda por autopeças no Brasil nos próximos anos. Estamos muito animados pela parceria com uma grande equipe para perseguir oportunidades de crescimento adicional”, declarou em São Paulo Wilson Rosa, diretor da Advent.

A transação, que ainda está sujeita à habitual aprovação pelos órgãos de regulação de mercado, foi realizada por meio da holding Gotemburgo Participações S.A., controlada pela Advent International. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.

O novo CEO do Grupo Fortbras, após a conclusão da transação, será Roberto Szachnowicz. Ex-presidente do Grupo DPaschoal. O executivo tem sólida experiência no mercado de reposição automotiva e conhece bem os caminhos da distribuição de autopeças.


Notícias Relacionadas