As vantagens da Inteligência Artificial no Varejo -

As vantagens da Inteligência Artificial no Varejo

Hoje, a IA tem inúmeras possibilidades de utilização em várias áreas, inclusive no varejo, de maneiras concretas e acessíveis. É uma nova era de conhecimento tecnológico.

Desde a explosão do marketing digital e do e-commerce em torno de 2010, não víamos uma transformação tão profunda quanto a que vem sendo causada pelo uso de Inteligência Artificial (IA) nos negócios e nas vendas. A IA já ultrapassou a fase de ser olhada como uma tendência passageira, firmando-se, cada vez mais, como uma ferramenta essencial para a competitividade, a eficácia e a produtividade dos negócios. Hoje, a IA tem inúmeras possibilidades de utilização em várias áreas, inclusive no varejo, de maneiras concretas e acessíveis. É uma nova era de conhecimento tecnológico.

Toda transformação representa um desafio. No entanto, a aplicação dessas novas tecnologias é um passo essencial para quem quer se manter competitivo no mercado atual. Por isso, compreender a Inteligência Artificial é, atualmente, obrigatório e uma das necessidades mais importantes para os empresários. Ignorá-la no planejamento estratégico de qualquer negócio, simplesmente não é uma boa opção.

Pesquisa realizada pela Hibou, agência especializada em pesquisas, análises e tendências de mercado, ouviu quase 1.900 brasileiros para entender o impacto da IA nas relações entre consumidores e empresas do País. O levantamento revelou que 97% dos entrevistados já ouviram falar sobre IA e que para 64% ela já está transformando suas vidas. Apenas 18% disseram que ainda não perceberam mudanças visíveis.

A presença dos chatbots na comunicação digital é notável, com 85% dos entrevistados já tendo interagido com assistentes virtuais e 92% conseguindo identificar quando estão sendo atendidos por um robô. Porém, 56% relatam que, embora eficazes em algumas ocasiões, os chatbots muitas vezes exigem suporte adicional de atendentes humanos. Quanto ao futuro, 30% dos brasileiros estão otimistas em relação à evolução do atendimento com IA, enquanto 23% acham que a situação pode piorar antes de tornar-se mais eficiente.

Para as pessoas ouvidas na pesquisa, o ChatGPT é percebido como uma ferramenta que traz clareza nas respostas (48%), melhor compreensão das demandas (47%), escuta das reclamações (34%) e acesso ágil ao histórico do consumidor (33%). Além disso, esta ferramenta de IA proporciona melhorias para os produtos e serviços, como orientação de uso (42%), sugestão personalizada de produtos e serviços (33%), notificações de novidades e promoções personalizadas (30%), manual de produtos e serviços (24%) e inspiração para o desenvolvimento de novos produtos (20%).

A pesquisa indicou o uso da IA como um diferencial para impulsionar vendas, cultivar a fidelidade dos clientes e influenciar o momento da compra, permitindo estratégias mais personalizadas. Referente aos chatbots que simulam interações humanas, apenas 31% dos usuários se sentem mais inclinados a usá-los e 76% ressaltaram a importância da transparência na comunicação, desejando serem bem informados quando estão interagindo com uma máquina.

É um gigantesco mundo novo, cheio de oportunidades para se atualizar e modernizar os negócios, ganhando competitividade e evitando os prejuízos de ficar para trás diante de uma concorrência cada vez mais acirrada.

Hoje há várias soluções avançadas de inteligência artificial para o varejo, como agentes virtuais inteligentes que vendem com muita maestria e genialidade direto no WhatsApp. A produção de conteúdo e de insights estratégicos é multiplicada muitas vezes. Potencializar a produtividade ao máximo está ao alcance de todas as empresas. Com as ferramentas de IA é possível ter habilidades essenciais para produzir material de divulgação, criar experiências de compra e estratégias totalmente inovadoras e, assim, impulsionar as vendas.

O ChatGPT combinado com o WhatsApp, como ferramenta de atendimento e conversão, pode revolucionar as suas estratégias de vendas on-line, proporcionando ao consumidor uma jornada melhor de compra, por meio de uma inteligência artificial, sempre alegre, elegante, que sabe tudo sobre os seus produtos e trabalha para o seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana.

O conceito de Inteligência Artificial para alguns ainda parece algo relacionado a filmes de ficção científica, de entendimento e viabilidade complexos e com custo elevado. Mas, a realidade é outra bem diferente: a Inteligência Artificial pode ser simples e ser, sobretudo, uma aliada. É fácil de usar, economiza muito tempo, destaca o seu negócio entre os concorrentes, e sua implementação é barata.

Uso da IA para aumentar as vendas

Para desmistificar e explorar as vantagens do uso da Inteligência Artificial no varejo, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento de suas empresas lojistas associadas, o SindilojasRio e o CDLRio promoveram a palestra gratuita “Saiba como a IA pode aumentar a inteligência, a produtividade e as vendas do seu negócio”, para dezenas de empreendedores e gestores do varejo, com o especialista em Inovação e Transformação Digital, e quase 25 anos de atuação em Marketing Digital e Vendas on-line, Eros de Castro, no dia 21 de março, no auditório do sindicato.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer vários recursos da Inteligência Artificial, fazer perguntas, tirar dúvidas e saber como ela pode ser aplicada nos negócios. A facilidade de implementação, com estratégias práticas, casos e histórias de sucesso do uso da IA no Varejo, custo-benefício, e como a IA pode otimizar processos, aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento sustentável foram alguns dos tópicos abordados.

Já no dia 3 de abril aconteceu o encerramento da segunda turma do curso de IA do SindilojasRio, com uma imersão de um dia que trabalhou diferentes possibilidades de utilização dessas ferramentas. Além da imersão, foi disponibilizado aos participantes o curso on-line, com aulas gravadas para que possam recordar e aprofundar o conteúdo quando quiserem, de acordo com a conveniência de cada um. Os participantes receberam outros bônus: curso completo de e-commerce e web marketing avançados; o livro 300+ prompts GPT para comércio e vendas; e acesso à comunidade virtual “Vendas com IA” para perguntas e troca de experiências.

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