A cidade de Atibaia reafirmou sua posição estratégica na indústria automotiva ao sediar, no dia 29 de abril, o “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia”. Realizado no Hotel Bourbon, o encontro reuniu as 60 maiores empresas do setor de autopeças em uma iniciativa voltada à promoção de conexões estratégicas, fortalecimento de parcerias comerciais e incentivo à inovação.
Organizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-SP, o evento apresentou o programa “Conexões Corporativas”, voltado à aproximação entre grandes companhias e micro e pequenas empresas. A proposta é estimular negócios sustentáveis e ampliar a competitividade do segmento local.
Durante o encontro, foram apresentados dados de mercado, estudos de caso de empresas consolidadas e experiências de sucesso. Representantes do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Atibaia, do Instituto Constanta de Inovação, do Senai e do Sest/Senat participaram da programação.
Segundo dados da RAIS, o setor de autopeças representou 18,5% dos vínculos empregatícios industriais gerados em Atibaia em 2023, com salário médio de R$ 6.009 – o segundo maior da Indústria de Transformação na cidade. O faturamento anual do segmento, segundo estimativas, ultrapassa os R$ 6 bilhões.
A cidade foi reconhecida oficialmente, em 2024, como polo estratégico da cadeia automotiva pelo Governo do Estado de São Paulo. Para o prefeito, o crescimento da indústria local é resultado de políticas públicas voltadas à geração de emprego, desenvolvimento econômico e atração de novos investimentos.
Com forte atuação do Sebrae-SP e da Prefeitura, o município segue ampliando as oportunidades para empreendedores e empresários locais, fomentando inovação, competitividade e o desenvolvimento econômico sustentável.










