Atividade industrial no Sudeste passa por desconcentração produtiva -

Atividade industrial no Sudeste passa por desconcentração produtiva

Pesquisa revela migração estratégica das indústrias da região metropolitana de São Paulo para outras regiões do país;

A atividade Industrial na região Sudeste do país passa por um processo contínuo de desconcentração produtiva. A conclusão é apresentada no estudo A Orientação Locacional da Indústria Paulista no Território Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os indicadores mostram que as contratações de mão-de-obra, em especial na região metropolitana de São Paulo, migraram para outros territórios das Regiões Sudeste e Sul do país. Em seguida, migram empregos para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A pesquisa utiliza a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e identifica que a primeira vez que o número de empregos do setor industrial em filiais fora do estado de São Paulo superou as contratações na capital paulista foi em 2001. Nos anos seguintes, cerca de 64% das contratações do setor industrial resultaram da migração no eixo Sudeste-Sul a partir do estado de São Paulo.

Na avaliação do coordenador do estudo e economista pesquisador do Ipea, Aristides Monteiro, o trabalho confirma um processo de migração da atividade industrial para outros territórios, impulsionado por um fator principal: “A tendência pode ser traduzida pelas pressões generalizadas sobre os custos de produção. Esse tem sido o ponto de partida para a desconcentração do setor industrial na região metropolitana de São Paulo”, explica. A pesquisa também contou com a participação de Danilo Severian, pesquisador associado ao Ipea.

De acordo com o diagnóstico apresentado, a tendência locacional da indústria vem sendo guiada, essencialmente, pela expansão dos mercados de consumo local – induzidos pela melhoria na distribuição da renda –, por facilidades tributárias e pelo diferencial de salários entre regiões, quando comparados aos custos no Sudeste. O estudo sugere uma busca por novas oportunidades, para ampliar o desenvolvimento industrial em diferentes regiões do país.


Notícias Relacionadas