Audi investe R$ 100 milhões na retomada da produção no Brasil -

Audi investe R$ 100 milhões na retomada da produção no Brasil

A linha, instalada no Paraná, tem capacidade de produzir até 4 mil carros por ano, sendo que toda a produção será direcionada ao mercado doméstico

Estadão Cotneúdo

A Audi anunciou que investiu R$ 100 milhões na reativação, neste mês, da linha de produção que ficou por um ano e meio parada no Paraná. Instalada no parque industrial da Volkswagen, marca do mesmo grupo, em São José dos Pinhais, a unidade foi modernizada, com a instalação de novas máquinas e equipamentos para a produção dos modelos Q3 e Q3 Sportback.

A linha tem agora capacidade de produzir até 4 mil carros por ano em dois turnos, sendo que toda a produção será direcionada inicialmente apenas ao mercado doméstico. A produção é em regime conhecido como SKD, no qual a Audi finaliza a montagem dos carros a partir de conjuntos de peças e partes pré-montados na fábrica da montadora na Hungria.

A cerimônia de reinauguração da linha foi realizada nesta quarta-feira com a participação do governador do Paraná, Ratinho Junior. Após o longo período de inatividade, no qual considerou o fechamento da linha, a Audi anunciou em dezembro que voltaria a produzir seus carros premium no Paraná.

A sinalização dada pelo governo federal de que a montadora poderia usar crédito tributário do Inovar-Auto, o regime automotivo que vigorava no País quando a Audi investiu na produção nacional, foi determinante para a marca alemã voltar a ter seus carros montados no País.


Notícias Relacionadas
Read More

Sem conseguir conter gastos, governo ameaça economia do País com mais impostos, aponta FecomercioSP

Enquanto recua gradativamente sobre os aumentos no IOF anunciados há algumas semanas — muito por causa da forte pressão (necessária) do Congresso —, o governo tomou outra decisão que envolve elevar impostos em vez de cortar custos, ao querer instaurar uma cobrança fixa de 17,5% sobre títulos e fundos de renda fixa que, hoje, são progressivos. Se aprovada, começaria a valer em 2026. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a medida é claramente arbitrária e socialmente injusta. O Brasil já convive com uma das cargas tributárias mais altas do planeta, que toma quase 35% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano. Ainda assim, o governo repetidamente promove aumentos dos impostos com o objetivo de manter o ritmo de despesas. Como a Entidade vem discutindo há bastante tempo, é fundamental que o Executivo assuma um compromisso maior de controlar gastos, já que, além das dúvidas que estes geram, há uma ameaça latente em médio e longo prazos. Todos esses elementos — IOF, cobrança sobre renda fixa, falta de correção da tabela do Imposto de Renda (IR), déficit da Previdência etc. — reforçam a percepção de que o governo procura desesperadamente novas receitas, em uma linha ascendente que, caso se mantenha desse jeito, levará o País ao colapso. É urgente que outra rota seja tomada: a de um ajuste fiscal sério, sólido e estruturado.