Auditoria remota é alternativa para certificação -

Auditoria remota é alternativa para certificação

IQA realiza auditorias com suporte das tecnologias de informação e comunicação.
O IQA sugere que a auditoria remota via computador por teleconferência é alternativa na hora da certificação.

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva informa que a auditoria remota é uma alternativa eficaz para o processo de certificação de sistemas de gestão durante a pandemia do novo coronavírus. Com o uso das tecnologias de informação e comunicação, as auditorias podem ser realizadas sem a necessidade presencial dos auditores nas organizações.

Os auditores do IQA já foram qualificados para esse novo cenário e podem realizar várias atividades via teleconferência de áudio e vídeo, como entrevistar funcionários e analisar as informações documentadas. “Documentos precisam estar disponíveis em formato eletrônico, como digitalizações, capturas de tela e arquivos em pdf”, orienta Sergio Kina, gerente técnico do IQA.

A proteção e a confidencialidade dos dados também desempenham papel fundamental na auditoria remota. Antes da auditoria, clientes e auditores do IQA acordam sobre a viabilidade do processo, o escopo da avaliação e as ferramentas para a troca de informações. “Entrevistas e vídeos não são gravados. Todas as informações são processadas com estrita confidencialidade”, destaca.

Antes de aceitar uma auditoria remota, a organização precisa verificar se possui as tecnologias de informação e comunicação necessárias para o processo; checar se todos os sistemas estão funcionando adequadamente e na medida apropriada ter um plano de contingência em caso de interrupções nos sistemas durante a auditoria remota.

Veja sete dicas para realização de auditorias remotas:

1) Esclareça tipo e escopo da auditoria para uso das tecnologias de informação e comunicação e solicite detalhes sobre a auditoria remota ao auditor ou staff do IQA;
2) Tenha à disposição uma internet banda larga / conexão WiFi estável;
3) Use computadores com acesso à internet com capacidade de vídeo e áudio;
4) Tenha software de videoconferência instalado, como Skype, Microsoft Teams ou WebEx;
5) Disponha de salas de conferência ou locais silenciosos para realizar a auditoria remota;
6) Verifique se todos os participantes da auditoria possuem endereço de e-mail;
7) Verifique se todos os documentos relevantes estão disponíveis em formato digital, como pdf.

Em caso de dúvidas sobre a auditoria remota, basta entrar em contato com a equipe IQA pelo WhatsApp Business (11) 3181-9181 ou pelo e-mail [email protected].



Notícias Relacionadas
Read More

Aftermarket automotivo em tempos difíceis

Nessa reflexão pretendemos dar protagonismo às opiniões que temos conhecido sobre as sobrecarregadas relações comerciais entre os participantes dos diferentes elos da cadeia de negócios do mercado de manutenção automotiva nesses tempos.