Automec 2023 será a maior de todas -

Automec 2023 será a maior de todas

Gerente da feira, Eduardo Marchetti discute atrações e aponta para ansiedade do mercado após um hiato de quatro anos

Depois de uma longa espera de quatro anos, decorrente da pandemia da covid-19, a edição presencial da Automec está de volta ao São Paulo Expo, na capital paulista, e a expectativa dos organizadores é contar com a presença de cerca de 80 mil pessoas ansiosas por conhecer as novidades apresentadas pelos expositores, além de reencontrar amigos e parceiros comerciais.

Para 2023, os organizadores esperam utilizar toda a expertise digital adquirida durante os períodos em que o distanciamento social foi imperativo, misturando as atrações da ‘Automec 365’ – programação on-demand da feira – com um pool inédito de atividades, incluindo 35 horas de conteúdo e experiências.

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o gerente de produto do evento, Eduardo Marchetti, afirmou que a ansiedade do mercado por retomar seu principal espaço de relacionamento, somada ao esforço da organização da Reed Exhibitions para trazer experiências inovadoras, fará desta Automec “a maior de todos os tempos”.

“Preparamos esse evento para atender a grande expectativa tanto dos expositores como dos visitantes. É sem dúvida o evento mais importante do ano para esse mercado”, promete Marchetti. E, como você vai ver agora em sua visita, a promessa está cumprida.

Novo Varejo Automotivo – Como o mercado reagiu ao retorno presencial da Automec após um hiato de mais de quatro anos? Você acredita que tamanha espera pode aumentar o engajamento dos players do aftermarket, ávidos por uma plataforma de network e realização de negócios?

Eduardo Marchetti – São quatro anos de distância num segmento em que o contato pessoal é absolutamente essencial para a geração de bons negócios e o networking.Este hiato gerou uma expectativa gigante e muita ansiedade pelo retorno do encontro presencial. O contato direto entre expositores e compradores é peça essencial para o bom desempenho do segmento. O cenário atual é de aceleração do mercado de carros usados, em função dos preços e indisponibilidade de veículos novos. Isso impacta direta e fortemente de maneira positiva o aftermarket, pois o mercado de usados se oxigena e o interesse do consumidor em cuidar dos seus veículos aumenta, gerando muitas oportunidades e crescimento no segmento. A Automec é o primeiro encontro de magnitude internacional do setor que vem reforçar o engajamento dos expositores e compradores e já sinaliza que teremos uma feira de absoluto sucesso e muitos recordes. A expectativa está altíssima.

NVA – Quantas pessoas, entre expositores e visitantes, vocês esperam para a edição que começa nesta terça-feira?

EM – A previsão é que façamos a maior Automec de todos os tempos. São 100 mil metros quadrados de área ocupada. A retomada da Automec neste ano deverá trazer para o evento mais de 80 mil pessoas em busca de networking e geração de negócios tranquilamente na casa de mais de 24 bilhões de reais, que foi o que aconteceu em 2019 – e a gente espera a mesma grandeza para este ano. Além do Brasil, temos seis países oficialmente com pavilhões, uma seleção internacional interessante para visitar.

NVA – A Automec 2023 traz novidades em relação às últimas edições presenciais? Quais são os principais destaques da programação deste ano?

EM – Além da presença de todas as empresas relevantes do aftermarket automotivo, temos uma excelente e atraente área de experiências, onde os visitantes terão contato com as últimas tecnologias e tendências do mercado de maneira interativa. Adicionalmente, os visitantes terão acesso a mais de 35 horas de conteúdo, novidades, tendências etc. E, ainda, atividades de experiência de tirar o fôlego na área externa do pavilhão.

NVA – Como são os eventos de conteúdo e experiência?

EM – Além dos expositores – muitos trazem experiências dentro dos próprios estandes – estamos expandindo sempre nossa área de experiência. Mesmo sendo uma feira B2B, a cabeça de quem está lá é B2C, ele quer gostar do que está fazendo. Temos uma área de experiência de quase mil metros quadrados, dentro dela há uma arena de conteúdos diversos, com palestras, conversas com influenciadores, temas dos mais atuais, como eletrificação, segurança, melhores práticas, diversidade etc. Estamos olhando não só para o negócio que estamos acostumados a fazer, mas também para a experiência e, na experiência, olhando para os segmentos que a gente quer valorizar. É uma área bem legal e tenho certeza que todo mundo vai parar lá pra conhecer.

NVA – Durante este período de impossibilidade de realização presencial da feira, a Automec encontrou diversas formas de se aproximar do mercado de maneira remota. Como este aprendizado poderá contribuir para uma experiência omnichannel nesta edição de 2023?

EM – No período de afastamento social, a Automec se reinventou, trazendo conteúdo on-line e on-demand para seus clientes e expositores. O mundo da informação digital chegou provando que é muito importante e complementar ao mundo do contato pessoal real. Foi absorvido para a feira como um canal adicional de contato com o público. Apesar de boa aderência aos eventos online, o segmento apresenta maior aptidão para a modalidade presencial.

NVA – Estamos em um momento um tanto dúbio em termos de conjuntura nacional. Afinal, vivemos um período de juros altos e redução do poder de compra da população. No entanto, este cenário tem impulsionado um crescimento dos mercados de usados e seminovos, o que vem favorecendo bastante a reposição independente. Qual destes dois cenários você acredita que terá maior reflexo na Automec, o de dificuldades e contenção advindo da macroeconomia ou o de ‘pujança do aftermarket’, motivado pela alta do setor de usados e seminovos?

EM – Sem dúvida, a nova realidade moldou o consumidor em direção ao aftermarket. O “mood” será de muita euforia com todos os cenários prevendo um futuro positivo para o mercado, mesmo com os desafios que as empresas do setor enfrentam atualmente.

NVA – Que recado a direção da Automec dá aos players do mercado, colaboradores de empresas do setor e demais pessoas que pretendem visitar a feira?

EM – A Automec 2023 será a maior Automec de todos os tempos! O profissional ou player do setor terá uma excelente oportunidade de reativar o network, atualizar-se sobre as novidades do mercado e, acima de tudo, consolidar novas oportunidades de negócios. Preparamos esse evento para atender a grande expectativa tanto dos expositores como dos visitantes. É sem dúvida o evento mais importante do ano para esse mercado.

Novomeio Hub de Mídia terá forte presença na feira com novidades e a maior cobertura do evento

A maior feira de autopeças e serviços automotivos da América Latina vai ser, também, palco de uma ampla programação preparada pela Novomeio Hub de Mídia, empresa que edita o Novo Varejo Automotivo. Será a maior cobertura da história da Automec, prestando serviços inéditos para os profissionais do aftermarket automotivo, inclusive aqueles que não puderem comparecer pessoalmente ao evento. Veja algumas – só algumas, porque tem muito mais – novidades que a Nhm trará em 2023:

  • Transmissão ao vivo pela A.TV

O canal de conteúdo em vídeo do aftermarket automotivo brasileiro (https://www.youtube.com/c/ATVmidia) irá transmitir ao vivo flashes da Automec durante todos os dias, com o apoio de nosso estúdio exclusivo no São Paulo Expo. Edições especiais do Diálogo Automotivo, reportagens no ambiente da exposição, curiosidades, estandes e tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do que acontece na Automec.

  • Diário da Automec

A parceria entre a Novomeio e a Reed Exhibitions para a produção da única publicação diária com a cobertura do evento está de volta. São mais de 10 anos distribuindo o Diário da Automec a todos os visitantes logo na entrada do pavilhão. O mais completo e atualizado conteúdo sobre a feira você encontra no Diário da Automec.

  • Prêmio Inova

A pesquisa em que os varejistas de autopeças de todo o Brasil elegem as melhores indústrias segundo o portfólio de produtos e o desempenho empresarial dos fabricantes terá seu momento máximo na Automec. A cerimônia de entrega da 10ª edição do Prêmio Inova – Indústrias do Novo Varejo será realizada dia 25 de abril, a partir das 17 horas, no mezanino do São Paulo Expo. E terá transmissão ao vivo pela A.TV. Não perca.

  • Novo Varejo especial

Após a realização da feira, o Novo Varejo Automotivo trará em suas edições digitais e impressa uma completíssima cobertura Automec, com os principais lançamentos, os eventos de conteúdo, as curiosidades e o balanço final com os números e recordes que certamente a edição 2023 irá superar.


Notícias Relacionadas