Automec 2025 será vitrine para eletrificação -

Automec 2025 será vitrine para eletrificação

Ampla adesão do consumidor é um dos fatores que têm aumentado o senso de urgência dos players do Aftermarket Automotivo

Muita gente ainda aposta contra. Mas o fato é que os veículos elétricos e híbridos vêm ganhando mercado no Brasil e já começam a ter volume suficiente para incomodar as montadoras mais tradicionais do setor automotivo nacional e seus representantes.

Em 2024, mais 177 mil veículos leves eletrificados – a maior parte importada da China – foram comercializados no país, quase o dobro do registrado no ano anterior. A expansão da frota vêm ocorrendo rapidamente: já são 423 mil carros em circulação no país. A tendência vem se mantendo em 2025: com média superior a 12 mil unidades por mês, já são 25 mil veículos comercializados este ano, segundo o mais recente balanço divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Este cenário, impulsionado pelo aumento da oferta e pela crescente adesão do consumidor às tecnologias eletrificadas, nos colocou definitivamente no radar das principais montadoras globais do segmento. As chinesas BYD e GWM, por exemplo, anunciaram investimentos bilionários para consolidar suas fábricas no nosso território. E novas marcas estão entrando em nosso mercado, casos de Leapmotor e GAC.

A intensificação desse movimento levou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) a se engajar em discussões para resguardar a sobrevivência do mercado usual brasileiro. Recentemente, a entidade cobrou publicamente o retorno da alíquota de 35% sobre a importação de veículos elétricos e híbridos, argumentando que o mercado brasileiro se tornou um alvo fácil para montadoras estrangeiras devido à baixa tarifação. Neste contexto, a chegada de mais de 5,5 mil carros elétricos e híbridos da BYD em um único navio parece ter sido um estopim para os apelos da entidade, que afirma que o estoque atual de veículos importados já supera 40 mil unidades. A proposta recebeu o apoio do Sindipeças.

Enquanto o Brasil discute o aumento das tarifas, a Argentina adota um caminho oposto. O governo do presidente Javier Milei anunciou uma cota anual de 50 mil veículos eletrificados que poderão entrar no país sem pagar tarifas aduaneiras.

A medida tem como objetivo reduzir os preços dos carros 0km, considerados entre os mais altos do mundo. Para garantir que o benefício fiscal seja repassado ao consumidor, a cota será concedida a empresas que se comprometerem a oferecer os preços mais baixos, com um limite máximo de US$ 16 mil no Valor FOB.

O movimento argentino pode, inclusive, ter reflexos diretos na indústria brasileira de autopeças. Hoje, 46% das exportações do setor têm a Argentina como destino, o que faz do país vizinho o principal mercado externo para os componentes automotivos produzidos aqui. Com o incentivo à importação de veículos eletrificados e o provável aumento da participação de marcas asiáticas no mercado argentino, há o risco de um efeito cascata na demanda por itens fabricados no Brasil. Empresas do setor já monitoram os desdobramentos dessa medida e avaliam estratégias para mitigar possíveis perdas.

Automec 2025 refletirá ebulição das discussões sobre eletrificação da frota

É com esse ambiente que a Automec chega a sua mais nova edição. Marcada para os próximos dias 22 a 26 de abril, a feira traz a eletrificação como um dos destaques desta edição. Recentemente, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o gerente do evento, Eduardo Marchetti, destacou que a programação dará um foco especial para as capacitações e treinamentos voltados a esses veículos, principalmente no que diz respeito à qualificação de profissionais de manutenção.

A expectativa dos organizadores é que os treinamentos da Universidade Automec, iniciativa lançada em parceria com Senai e IQA, atraiam um grande público interessado em se preparar para a transformação tecnológica do setor.

Para entender como essa agenda impactará a participação de alguns dos principais expositores da Automec 2025, conversamos com representantes de três sistemistas envolvidos diretamente com o processo global de eletrificação veicular, abordando o enfoque que as empresas darão a esta tecnologia em suas estratégias para a feira.

Novo Varejo – Sua empresa dedicará atenção especial à eletrificação veicular na Automec 2025?
Rubens Campos, Vice-presidente da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions South America – A divisão Schaeffler Automotive Aftermarket será apresentada pela primeira vez na América do Sul sob o novo nome de Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VLS) durante a Automec 2025. Vamos exibir toda a gama das marcas Schaeffler LuK, INA e FAG para soluções de reparo e serviço para motores a combustão, veículos híbridos e elétricos em nosso estande, que terá como mote “Movimento sustentável. Pioneirismo no futuro”. Esse é um momento especial, pois será a primeira Automec após a conclusão da aquisição da Vitesco, que adiciona ao portfólio Schaeffler as mais avançadas tecnologias de eletrificação. Com nossa ampla gama de produtos e oferta de serviços, garantimos que os veículos permaneçam em movimento pelo maior tempo possível e se tornem parte da economia circular. Isso é importante para nossos clientes, mas também para nosso compromisso com a sustentabilidade. Entre os lançamentos voltados para veículos eletrificados na Automec 2025, teremos a Embreagem Dis-Connect LuK: RepSet C0 para Veículos Híbridos, com foco em modelos HEV com transmissão de dupla embreagem; e Kit INA FEAD 48V para veículos híbridos-leves.

Fernanda Giacon, Gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul – A ZF possui um portfólio abrangente que atende às diversas demandas do mercado, incluindo veículos a combustão, híbridos e elétricos. A eletrificação é um pilar estratégico para a empresa, e continuamos a investir fortemente nesse segmento. No entanto, nossa participação na Automec 2025 terá um enfoque maior em soluções integradas do que em portfólio de produtos.
Estaremos presentes de forma dinâmica, ao lado de parceiros estratégicos, promovendo ativações em diferentes áreas da feira e compartilhando inovações diretamente com o público mecânico. Nosso compromisso vai além da tecnologia em si – queremos fortalecer ainda mais o suporte às oficinas e frotas, oferecendo serviços e soluções que impulsionam a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do setor. A ZF se posiciona como um parceiro estratégico para empresas que buscam não apenas acompanhar as transformações do mercado, mas liderá-las.

Novo Varejo – Você acredita que, para além da curiosidade gerada pelos carros elétricos nas últimas edições, a Automec 2025 será marcada por oportunidades de negócio neste âmbito?
Rubens Campos, vice-presidente da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions South America – Sem dúvidas a Automec é uma oportunidade nesse sentido. A nossa presença na feira demonstra o quão fortemente a Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions está posicionada e porque somos um parceiro tão importante para distribuidores e oficinas. Se os clientes precisam de soluções lucrativas, orientadas para o mercado e para motores a combustão, híbridos ou elétricos, nós podemos apoiá-los com peças de reposição e kits de reparo originais. Além disso, teremos na Automec o Espaço Super Dicas REPXPERT, com soluções orientadas ao cliente e treinamentos diários com especialistas da Schaeffler direcionados aos profissionais da reparação e considerando diferentes tipos de tecnologias automotivas.

Fernanda Giacon, Gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul – Sem dúvida, a eletrificação está deixando de ser apenas um tema de curiosidade para se consolidar como uma realidade de mercado com grande potencial de crescimento. No entanto, enxergamos que, neste momento, há outras prioridades estratégicas para o setor, como o investimento das oficinas na qualificação e evolução dos seus serviços para oferecer uma experiência superior ao cliente. A adaptação para atender veículos híbridos e elétricos é essencial, e para isso, a conexão direta com os fabricantes dessas tecnologias desempenha um papel fundamental. No entanto, acreditamos que a transformação mais imediata e impactante está na eficiência operacional das oficinas, na aplicação de produtos de alta qualidade e na adoção de processos otimizados que impulsionem produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. O sucesso no aftermarket automotivo não depende apenas de acompanhar a eletrificação, mas de garantir que todo o ecossistema esteja preparado para atender às novas demandas do mercado com excelência.

Novo Varejo – O fato de o consumidor brasileiro estar abraçando gradativamente os carros eletrificados em geral sem que tenhamos necessariamente uma estrutura de reparação e reposição no atual momento está aumentando o senso de urgência do mercado de reposição?

Rubens Campos, vice-presidente da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions South America – A indústria automotiva está passando por um processo de transformação fundamental em todo o mundo. Essas mudanças de paradigma no setor têm fortes implicações no ecossistema de mobilidade. Os motores a combustão são e continuarão sendo importantes, mas há uma transição fundamental em direção aos veículos elétricos ou com algum nível de eletrificação, além da busca por soluções personalizadas para todo o conceito de mobilidade. Há alguns anos, a Schaeffler identificou essas principais tendências de mercado e tomou medidas para se posicionar para o futuro. Nossa estratégia inclui a eletrificação, conectividade, direção autônoma e sustentabilidade, entre outros temas. Com o objetivo de ser uma empresa de tecnologia do movimento, transformamos recentemente a divisão Automotive Aftermarket para Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VLS). Com nosso pioneirismo em tecnologia, nossa visão é ser o principal player no ecossistema de reparo e serviço de veículos para todas as novas tecnologias do futuro. Vamos oferecer, cada vez mais, produtos, serviços e soluções que atendam a cada estágio do ciclo de vida de um veículo.

Fernanda Giacon, Gerente Sênior de MarComm e Excelência Comercial da ZF América do Sul – O crescimento da frota eletrificada no Brasil consequentemente movimenta reposição e a reparação por conta da necessidade de adaptação da cadeia. A capacitação técnica é essencial para garantir a segurança de reparadores e de consumidores finais. Carros elétricos demandam uma estrutura diferenciada, envolvendo até mesmo bancadas especiais e emborrachadas, áreas demarcadas na oficina, etc. Neste momento de mudança no mercado, certamente as oficinas que saírem na frente, terão uma vantagem competitiva. A ZF tem investido amplamente em conhecimento técnico e qualificação para garantir que oficinas, distribuidores, varejistas e profissionais do setor possam atender essa nova demanda com eficiência e segurança. Uma das evidências está no nosso programa de qualificação ZF [pro]Amigo, que possui aulas dedicadas a esse tema. Além disso, o programa ZF[pro]Tech que auxilia proprietários de oficinas com temas como gestão, marketing, funcionários, também presta um suporte importante neste sentido, ajudando as oficinas a se prepararem para esta nova demanda.

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