Automec deve gerar R$ 24 bilhões em negócios na reposição -

Automec deve gerar R$ 24 bilhões em negócios na reposição

Mais de 1.500 marcas já garantiram espaço no São Paulo Expo para receber público de 80.000 visitantes de 25 a 29 de abril de 2023

O maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina, que teve a sua última edição em 2019 e será realizado de 25 a 29 de abril de 2023, no São Paulo Expo, promete colaborar para o aquecimento e a geração de novos negócios do setor de reposição de autopeças e reparação automotiva. A cinco meses da sua abertura, a feira já conta com a participação confirmada de mais de 1.500 marcas que vão apresentar suas novidades de produtos e serviços para o mercado. A RX, organizadora da Automec, prevê a realização de negócios durante os cinco dias da feira da ordem de R$ 24 bilhões.

As empresas do setor de reparação automotiva e reposição de autopeças, após o período da pandemia e mais recentemente da falta de componentes, apostam nesse reaquecimento do mercado em 2023. De acordo com o Sincopeças – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, as oficinas mecânicas já apresentam grande demanda de serviços, mas os usuários, no entanto, ainda estão preocupados com o alto custo da manutenção, principalmente em função do aumento de preço das peças, e assim estão realizando apenas o mínimo necessário de serviços.

Por isso, o presidente do Sincopeças, Heber Carvalho, ressalta que as empresas terão que trabalhar mais fortemente outros fatores fundamentais no varejo, além da questão dos preços. “O cliente precisa se sentir seguro no ato da compra e o atendimento com transparência, explicações técnicas claras, rapidez na entrega, segurança na garantia e qualidade do produto ajudarão a fazer a diferença e a incrementar as vendas”, ressalta ele.  

Para o presidente da entidade, o mercado de reposição em 2023 será melhor que o desse ano.  “O comércio de autopeças sempre começa o novo ano aquecido, principalmente em função das férias de janeiro, quando muita gente faz a manutenção dos veículos. O mesmo acontece no período do Carnaval e dos feriados seguintes, promovendo o aquecimento do mercado”, explica.

“Na Automec, poderemos ver lançamentos, novidades tecnológicas e conhecer mudanças que já estão ocorrendo no mercado. Hoje ainda se fala em carro elétrico ou híbrido como futuro, mas esses veículos já estão nas ruas e mais cedo ou mais tarde vão gerar volume de negócios para a reposição e o mercado tem que se antecipar a essa demanda”, destaca o presidente do Sincopeças.  

“Estamos investindo fortemente na retomada da Automec por ser o principal e maior evento do setor na América Latina, onde o público especializado vai se atualizar com as novidades da indústria, fazer networking e buscar novos fornecedores de peças e sistemas, reparação e manutenção, serviços e tecnologia, acessórios e customização, eletrônica e sistemas, enfim, é o cenário para novas oportunidades de bons negócios”, afirma Eduardo Marchetti, gerente da Automec.

Os principais players na Automec

A Automec é considerada o mais importante palco das novidades e das oportunidades de negócios do mercado de reparos e reposição, por isso, os principais players do setor já garantiram espaço no evento, que está praticamente com toda a área de 100 mil m2 ocupada. Entre elas estão a Borgwarner, Bosch, Continental, Denso, Fras-le, KSPG, Magneti Marelli, Mahle Metal Leve, Sabó, Schaeffler, Tecnomotor, Valeo e ZF, além de várias outras.

“A Automec é uma ótima oportunidade para mostrarmos um pouco mais do que as marcas Schaeffler, LuK, INA e FAG podem oferecer para o mercado de reposição. Além disso, a feira, que expressa muito bem a magnitude do setor, volta ao modelo presencial após quatro anos e teremos contato direto com o nosso público, principalmente, com os clientes da América do Sul. A expectativa de negócio é muito grande”, comemora Renata Costa Silva, Head de Marketing South America e Mexico.

A DRiV, possuidora das marcas Monroe e Monroe Axios, maior fabricante de amortecedores do Brasil, participará da Automec com um estande focado na experiência do cliente. “Serão cinco dias em que os visitantes da feira poderão conhecer, de perto, toda a gama de produtos Monroe e Monroe Axios. Será uma oportunidade para apresentarmos as nossas melhores práticas e estreitar ainda mais os laços com os profissionais do setor”, destaca Daniella Pascarelli, supervisora de marketing da empresa.

“A Automec é um evento muito relevante para o setor de aftermarket automotivo. Aproveitaremos este momento para apresentar nossos lançamentos, complementos de portfólio e reforçar sobre a nossa mudança da marca VDO para Continental no segmento de veículos leves. Será uma oportunidade única de reencontrar nossos clientes e parceiros”, diz Ricardo Rodrigues, diretor da Área de Negócios Smart Mobility do Grupo Continental no Brasil.

A RX vai abrir o credenciamento gratuito para os visitantes da feira a partir da última semana de janeiro.


Notícias Relacionadas