Biden ordena substituição de frota federal por veículos elétricos -

Biden ordena substituição de frota federal por veículos elétricos

A decisão implica a troca de 645 mil veículos à combustão, incluindo caminhões e SUVs por modelos elétricos – fabricados nos EUA

TecMundo

O atual presidente norte-americano Joe Biden firmou o compromisso de substituir toda a frota de veículos federais por modelos elétricos fabricados nos Estados Unidos. A decisão faz parte da ordem executiva batizada de “Made in America“, que busca gerar 1 milhão de empregos valorizando a economia nacional. Ainda sem prazo definido, a mudança implica na troca de quase 645 mil veículos federais, de acordo com o site TechCrunch.

Nesse contexto, é possível que a mudança comece pelos veículos do serviço postal norte-americano, que atualmente compõem 22% da frota federal apenas em caminhões de entrega. Com idade média de 28 anos, a maioria das unidades está defasada e carece de recursos, como air-bags, freios ABS e ar-condicionado. Além disso, os quase 140 mil veículos transitam em rotas previamente definidas, facilitando a distribuição de pontos de recarga ao redor do país.

Contudo, a proposta deve enfrentar alguns desafios de logística. A implementação de uma rede de recarga eficiente, capaz de atender toda a nova frota de veículos elétricos, é fundamental para a perpetuação do modelo em grande escala e, por isso, é considerada uma das maiores preocupações. Outro possível problema são os milhares de carros alugados pelo governo, que podem atrasar a mudança com a burocracia e demanda por veículos elétricos totalmente novos.

Para suprir a enorme demanda, os Estados Unidos devem contar com o apoio de fabricantes automotivas nacionais, como a Ford ou General Motors, apesar de ainda estarem em expansão no nicho. Segundo o site TechCrunch, a Tesla, proeminente no mercado, não deve se tornar a principal aliada de Biden: a empresa de Elon Musk não possui trabalhadores sindicalizados, pauta apoiada pelo presidente norte-americano.

Assim, considerando a crescente expansão do mercado de veículos elétricos, é possível que a decisão de Biden seja uma grande oportunidade para o crescimento da economia dos Estados Unidos.


Notícias Relacionadas
Read More

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de home office

Uma pesquisa internacional aponta Luxemburgo, na Europa, como o país com maior potencial de trabalho remoto, que poderia se aplicar a 53,4% das ocupações. O patamar é muito superior ao de economias menos desenvolvidas, como as da América Latina. Na região, o maior percentual é o do Chile, com 25,7%, e o do Brasil, calculado por pesquisadores brasileiros, é o segundo maior