Brasil Econômico
A sexta-feira de Black Friday registrou um total de 4,5 milhões de pedidos, representando queda de 23,7% em relação ao período do ano anterior, segundo o monitoramento Hora a Hora da Confi Neotrust em parceria com a ClearSale. Esta foi a primeira vez que a data teve queda nas vendas em toda a série histórica, iniciada em 2010.
De acordo o balanço, as categorias que mais faturaram no dia da Black Friday foram: Eletrodoméstico, Eletrônicos, Telefonia, Informática e Ar e Ventilação.
Do período da 0h da sexta-feira (25) até o final do dia, às 23h59, o e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 3,1 bilhões em transações, com um ticket médio de R$ 733,07, número que também representa queda em relação ao ano passado: 5,9%.
Em comparação aos últimos anos, o faturamento da data foi 28% menor que em 2021, quando atingiu a marca de R$ 4,34 bilhões.
Em relação aos meios de pagamentos durante a sexta-feira de Black Friday, os mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (54,2%), seguido e-wallet, cashback, débito e (16,3%); já o Pix, uma grande tendência para este ano, soma 15,7%, enquanto o boleto bancário perde espaço, atingindo 13,8%.