Após a Volkswagen anunciar que irá investir R$ 16 bilhões no Brasil para ampliar a eficiência energética em suas operações, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que irá conceder um financiamento de R$ 500 milhões à montadora para projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos/flex e eletrificados no país.
O aporte visa apoiar a descarbonização e redução de poluentes pela frota nacional. Neste sentido, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, informou que o desenvolvimento de novas tecnologias podem contribuir para uma transição energética no Brasil nos próximos anos.
Com o investimento, será possível desenvolver estudos e pesquisas para a concepção de uma plataforma para veículos híbridos/ flex, incluindo o desenvolvimento de um motor flex, transmissão híbrida, sistema de alta voltagem e até mesmo estudos de veículos 100% elétricos no Brasil.
Segundo o CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, a parceria é um passo importante para ampliar os projetos de pesquisa e inovação nas atividades relacionadas ao desenvolvimento de veículos eletrificados, descarbonização e mobilidade sustentável.
O projeto ainda prevê o estudo dos impactos das emissões poluentes e CO2 no contexto de veículos híbridos/flex com uso de etanol e elétricos, e a capacitação de pessoal envolvido em tecnologias de testes e de simulações computacionais.