Bosch cria instituto para fortalecer atividades no âmbito da responsabilidade social -

Bosch cria instituto para fortalecer atividades no âmbito da responsabilidade social

A institucionalização das atividades ligadas à responsabilidade social sinaliza um estágio já maduro da atuação de uma empresa. De origem alemã, a Bosch adota esse expediente em terras brasileiras há mais de 40 anos com a fundação, em 1971, na cidade de Campinas (SP), da Associação Robert Bosch, cuja primeira atuação social foi a construção do Centro Médico de Campinas.

No início de 2019, uma mudança de conceito transformou a Associação em Instituto Robert Bosch, com o objetivo de fortalecer e qualificar as ações sociais com foco na educação para o desenvolvimento social das comunidades vizinhas às fábricas da Bosch no Brasil, a partir de projetos próprios ou em parceria com outras instituições.

Dentro dessa nova configuração, as atividades do agora Instituto se dividem em três braços principais:

PROFISSIONAL – Oferta de qualificação para o mercado de trabalho que também busca desenvolver o lado cidadão dos adolescentes participantes

Formare (Campinas e Curitiba): Franquia social desenvolvida pela Fundação Iochpe. Em Campinas, seleciona 20 jovens de comunidades em desenvolvimento para o curso gratuito de Assistente Administrativo e Logístico e em Curitiba, mais 20 jovens são selecionados para o Curso de Iniciação de Assistente de Produção Industrial. Aulas ministradas por colaboradores voluntários da empresa.

Oficina profissionalizante (Curitiba): Anualmente recebe cerca de 900 alunos e oferta mais de 15 cursos realizados com diversos parceiros, como Manutenção de Notebook, Eletricidade Predial, Mecânica Básica Industrial, Auxiliar Administrativo.

Projeto WAAS (Campinas, Curitiba e Joinville): Com 170 alunos, mostra como produzir e utilizar a tecnologia como ferramenta para solução de problemas.

 

SOCIAL – Busca melhorar o desenvolvimento social e emocional de adolescentes, além de ampliar competências importantes em sua formação como cidadãos

TransformAção e Projeto Futuros (Curitiba e Campinas, respectivamente): Em parceria com os SESI campineiros e paranaenses, contam com duas turmas de 25 jovens que participam de dois encontros semanais que buscam desenvolver habilidades e competências socioemocionais, além de orientar o adolescente a fazer escolhas conscientes na vida pessoal ou no mundo profissional.

Jovens em Ação (Curitiba-PR): Durante dois anos, 25 adolescentes ganham bolsas de estudo para o ensino médio no Colégio SESI e, em paralelo, participam de um encontro semanal em grupo para desenvolver habilidades e competências socioemocionais.

 

VOLUNTARIADO – mobiliza, por ano, em média 700 colaboradores nas cidades onde a Bosch está presente e atende cerca de 4.700 pessoas

Gincana da Solidariedade (Campinas): Os voluntários realizam ações mensais nas instituições parceiras para proporcionar atividades recreativas educacionais que contribuam no desenvolvimento cultural, social e intelectual de crianças e jovens atendidos.

Ciclo de Profissões (Campinas, Joinville, Curitiba e Pomerode): Os colaboradores compartilham suas experiências pessoais e profissionais com os jovens que participam das ações do INRB.


Notícias Relacionadas