Brasil, Argentina e Uruguai iniciam aliança de cooperação no setor de reparação de veículos -

Brasil, Argentina e Uruguai iniciam aliança de cooperação no setor de reparação de veículos

Iniciativa visa unir forças para propostas conjuntas de temas em comum, como peças e acesso a diagnósticos que são as principais bandeiras do movimento

Temas em comum do universo da reparação de veículos no Brasil, Argentina e Uruguai passam a fazer parte de uma pauta conjunta das entidades representativas de cada País. A aliança entre as associações de reparação de veículos SINDIREPA (Brasil), FAATRA (Argentina) e CTMA (Uruguai) foi firmada em reunião, no dia 25 de abril, durante a AUTOMEC, maior feira do mercado de reposição da América Latina, que aconteceu, no São Paulo Expo. “As bandeiras levantadas neste momento trazem à tona a questão do fornecimento de peças por parte das seguradoras junto às oficinas de funilaria/pintura, assim como a livre escolha por parte dos consumidores de onde levar seus veículos para manutenção”, revela Luiz Sérgio Alvarenga, relações institucionais do Sindirepa Brasil.

Durante o encontro, as associações assinaram com o Uruguai a extensão do acordo de cooperação firmado entre Argentina e Brasil em 2017 e reafirmaram a continuidade das tratativas ajustadas em Buenos Aires, em 2018, quando elegeram os segmentos de funilaria/pintura e mecânica como os primeiros a serem trabalhados.

Os três países retomam a liderança do movimento na América do Sul, chamado ALAREPA, para dar início à uma nova fase mais atuante. Para isso, ofícios internacionais estão sendo elaborados para acionamento das instituições de seguros dos três países e das montadoras de veículos.


Notícias Relacionadas
Read More

Governo reduz IPI dos automóveis

A medida traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.