Brasil articula acordo de livre comércio de veículos com a Colômbia -

Brasil articula acordo de livre comércio de veículos com a Colômbia

Acordo negociado busca eliminar totalmente as barreiras e estabelecer relação parecida com a que já existe com Argentina e México, por exemplo.
montadoras
Crédito: Shutterstock

A visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia poderá gerar resultados comerciais importantes para alguns setores do Brasil. No campo automotivo, em particular, as tratativas giram em torno de possível acordo de livre comércio de veículos entre os dois países. As conversas estão em andamento e contam com a participação de diretores da Anfavea, que compõem a delegação presidencial brasileira.

Desde 2017, o Brasil mantém com a Colômbia um Acordo de Complementação Econômica (ACE) que prevê isenção de alíquota de importação de veículos entre os dois países através de cotas. Já o acordo negociado agora – bem mais amplo – busca eliminar totalmente as barreiras e estabelecer relação parecida com a que já existe com Argentina e México, por exemplo


Notícias Relacionadas
Read More

Indústria de autopeças segue com desempenho positivo

Em maio, particularmente, a receita líquida teve aumento de 6,1% frente ao mês anterior, devolvendo boa parte da retração sofrida em abril, de 7% sobre março. Na comparação mensal, as vendas para as montadoras foram ampliadas em 11,7$ e as destinadas ao aftermarket subiram 2,45%. As exportações, em contrapartida, caíram 4,8% em dólares, reflexo da queda na produção de veículos na Argentina, principal comprador das autopeças brasileiras.