Brasil é líder em ampliação de frota verde -

Brasil é líder em ampliação de frota verde

Segundo diretores da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, país é um dos líderes na descarbonização e possui diversas alternativas sustentáveis

Jovem Pan

Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Besaliel Botelho, o país lidera a redução dos combustíveis fosseis e deixa para trás nações desenvolvidas. “Nós temos os veículos flex, a etanol, temos os biodiesel, etc. Nós temos várias alternativas. A AEA está mostrando hoje quais as rotas que o Brasil tem. O tema não é eletrificação, é descarbonização. Eu diria que o Brasil é primeiro mundo na descarbonização, porque temos uma matriz energética limpa. Europa, China e Estados Unidos são terceiro mundo na descarbonização, porque terão que investir muito para buscar uma rota, que seria a eletrificação, porque eles não têm alternativa”, disse Botelho.

A AEA lançou um estudo sobre a evolução tecnológica regional de matrizes energéticas disponíveis no país. Emissões, segurança energética, conectividade e segurança veicular. O diretor de tendências tecnológicas da entidade, Everton Lopes, coloca as metas para redução de poluentes e motores mais econômicos no Brasil. “Nós temos uma nova fase, que é a Rota Fase 1, em torno de 11%. Isso traz uma redução significativa na emissão de CO2 do veículo. Associado a isso, tem a questão do biocombustível, que vem com uma indicação de crescimento da matriz. Lógico que precisamos de incentivos e de ferramentas que apoiem o consumidor a escolher a fonte renovável. Com isso, mais adiante, teremos uma redução de CO2 e uma contribuição nos gases do efeito estufa no geral”, disse Lopes.

As ruas do Brasil já circulam com maior visibilidade veículos híbridos ou 100% elétricos. Os híbridos alternam entre motores elétricos e à combustão. Já os totalmente elétricos dependem de recargas em locais específicos e possuem, em geral, baixa autonomia. Ambos garantem significativa economia na hora de rodar, mas os preços de venda são muito caros, longe da maioria da população brasileira.


Notícias Relacionadas
Read More

Logística como oportunidade de negócios

Em meio ao boom do e-commerce, muito impulsionado pela pandemia e consequente mudança de hábitos de consumo, o setor logístico se viu “no olho do furacão”, precisando reagir rapidamente para se adaptar a uma situação nova e a um consumidor mais exigente