BYD investirá 3 bi em Camaçari e vê Salvador como Vale do Silício -

BYD investirá 3 bi em Camaçari e vê Salvador como Vale do Silício

Após a confirmação de que a chinesa BYD vai assumir a antiga planta da Ford na cidade de Camaçari, na Bahia, a fabricante de veículos eletrificados anunciou que pretende operar três fábricas ao mesmo tempo no complexo que fica a 50 quilômetros de Salvador, a capital do estado.

Após a confirmação de que a chinesa BYD vai assumir a antiga planta da Ford na cidade de Camaçari, na Bahia, a fabricante de veículos eletrificados anunciou que pretende operar três fábricas ao mesmo tempo no complexo que fica a 50 quilômetros de Salvador, a capital do estado. Com investimento de R$ 3 bilhões, o complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local. Inicialmente, a previsão era de que os trabalhos fossem inaugurados no segundo semestre do ano que vem. No entanto, recentemente a BYD anunciou adiamento para 2025. Em sintonia com a expectativa do executivo da Stellantis, a marca chinesa entende que o novo complexo será mesmo um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia informa, no entanto, que pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.

Além do investimento de R$ 3 bilhões destinados à modernização do complexo fabril em Camaçari (BA), a BYD revelou a intenção de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA), como parte do projeto iniciado no estado baiano. Um dos principais objetivos do time P&D brasileiro será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, visando o uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica. “Nós vamos trazer nosso time de experts engenharia para o Brasil porque entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex. Então esse é o anúncio que temos a fazer: criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia trazendo o know-how e treinamentos para transformar também a capital baiana no Vale do Silício brasileiro”, ressaltou o CEO da empresa no Brasil, Tyler Li.


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