Cada vez mais fígital, consumidor abraça Black Friday como principal evento do varejo -

Cada vez mais fígital, consumidor abraça Black Friday como principal evento do varejo

Pesquisa da Spot Metrics traz insights importantes para o planejamento dos varejistas nesta ação que também deve merecer a atenção das lojas de autopeças e acessórios

Lucas Torres [email protected]

Realizada pela primeira vez no país no ano de 2010, a Black Friday percorreu um longo caminho até cair, de vez, no gosto do consumidor brasileiro. A evolução do faturamento do evento ao longo dos anos foi gradativa e saiu de modestos R$ 3 milhões na primeira realização para a marca recorde de R$ 5,4 bilhões em 2021.

Diversos fatores impulsionaram este crescimento exponencial. Talvez o maior deles, porém, tenha sido a confiança da população que apresentou alguma resistência em relação aos descontos prometidos pelos varejistas – apelidando o evento com o vulgo nada carinhoso de ‘Black Fraude’ – e agora passa a se planejar para fazer compras com condições especiais na data.

Esta confiança foi captada objetivamente pela Spot Metrics, startup especializada em inteligência de dados e Software as a Service (SaaS) para o varejo físico, em pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, com 1.100 consumidores distribuídos entre as classes A, B, C e D.

A pesquisa constatou que 88% dos brasileiros consideram a Black Friday o melhor momento para fazer compras, índice significativamente maior do que os 61% registrados no ano passado. O comparativo entre 2022 e 2021 traz ainda outro resultado relevante: 22% dos brasileiros rejeitavam o evento em 2021, enquanto, neste ano, apenas 8% o fazem.

Ambiente digital é preferência dos consumidores brasileiros na Black Friday, mas pouca diferença aponta para percepção fígital

Seja utilizando os números consolidados das últimas edições ou as projeções advindas das pesquisas de intenções para 2022, não há dúvidas de que a Black Friday representa uma grande oportunidade para os varejistas incrementarem seus faturamentos.

Para ser bem sucedido, porém, é fundamental analisar números específicos que possam direcionar a estratégia de vendas a ser utilizada por cada segmento. Neste contexto, em um mundo cada vez mais omnichannel, um dos pontos a serem observados é o canal de preferência do consumidor na hora da compra. Assim, o estudo da Spot Metrics demonstra que o ambiente online superou a loja física como a prioridade dos brasileiros à medida que 53% dos entrevistados afirmaram ter certeza de que irão adquirir algum produto no e-commerce nesta Black Friday, enquanto 48% se disseram certos de que irão fazer compras no varejo físico. Embora consolidem um panorama geral, estes números devem ser contextualizados por cada segmento varejista de acordo com seus nichos. Afinal, a depender do segmento, a preferência do consumidor pende para um lado ou para outro.


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