Cadeia Automotiva aposta na formação de jovens de baixa renda -

Cadeia Automotiva aposta na formação de jovens de baixa renda

Desde 1989, o programa faz essa inclusão nas companhias. Atualmente, 44 empresas fazem parte dele, sendo 20 do setor automobilístico.

O Programa Formare, promovido pela Fundação Iochpe, está completando 30 anos. Desde 1989, o programa oferece formação para jovens de baixa renda dentro de grandes empresas. Nesse histórico, destaca-se a cadeia automotiva. Atualmente, 44 empresas possuem o Formare no Brasil, sendo 20 do setor automobilístico. São 320 jovens que, diariamente, atravessam os portões das fábricas e mergulham na realidade do mundo do trabalho.

“A indústria automotiva está constantemente buscando novos colaboradores bem preparados para trabalhar em suas linhas de montagem. Além disso, como a Fundação foi criada por uma empresa de autopeças, foi natural que a cadeia fosse a primeira a acreditar na proposta do Formare, que pauta-se pelo desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e inserção no mundo profissional”, afirma Claudio Anjos, diretor da Fundação Iochpe.

Os cursos são realizados no contraturno escolar dos alunos, dentro das empresas, com aulas teóricas e práticas. Os próprios funcionários compartilham seu conhecimento e são capacitados para atuar como educadores voluntários. A empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e de qualificação profissional.

“O Formare não impacta só na vida dos jovens. A empresa também é impactada positivamente. Funcionários se tornam educadores voluntários e, com essa experiência, crescem como cidadãos e como profissionais. Sem contar que, a cada turma, a empresa tem profissionais prontos para a contratação”, afirma Marcos de Oliveira, CEO da Iochpe-Maxion, que promove o programa em quatro fábricas no Brasil e duas no México.

Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e são certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além de envolver os jovens das comunidades no entorno de cada empresa parceira, os cursos são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo a realidade do mercado de trabalho local. A abordagem por competências visa contribuir para que os jovens tenham melhores condições de assumir uma postura ética, colaborativa, criativa e empreendedora em ambientes instáveis como os de hoje, sujeitos a constantes transformações.

Parceiros Formare na Cadeia Automotiva

  1. Aethra
  2. Autoneum
  3. Bosch
  4. Carese
  5. Cummins
  6. EATON
  7. Kromberg & Schubert
  8. Magneti Marelli
  9. Mahle
  10. Maxion Wheels
  11. Maxion Structural Components
  12. Meritor
  13. MWM
  14. PowerTrain
  15. Remon Automotive
  16. Schaeffler Group
  17. SYL Sistemas de Freios
  18. TE Connectivity
  19. Volkswagen
  20. ZF do Brasil

Números Formare

Unidades: 67 de ensino | Empresas parceiras: 44 | Jovens em formação: 1.000 por ano | Educadores voluntários em atividade: 4.000 | Cobertura nacional: 12 Estados e 50 municípios | Duas unidades no México | Jovens formados em 30 anos: 22.500 | Cursos: 140


Notícias Relacionadas
Read More

Confiança empresarial sobe em março

A confiança dos serviços subiu 1,6 ponto, para 95,8 pontos; a do comércio aumentou 0,9 ponto, para 90,4 pontos; a da indústria recuou 0,9 ponto, para 96,5 pontos; e a da construção encolheu 1,0 ponto, para 96,6 pontos
Read More

Produção e vendas internas de aço crescem no primeiro trimestre

De janeiro a março deste ano, as vendas internas somaram 5,9 milhões de toneladas, o que representa expansão de 29% em relação ao apurado em igual período do ano anterior. O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos atingiu 6,8 milhões de toneladas até março, o que significa elevação de 32,8% frente ao registrado no mesmo período de 2020.