Caminhos do Brasil expõe retrato da mobilidade urbana no Brasil -

Caminhos do Brasil expõe retrato da mobilidade urbana no Brasil

Evento, apoiado pela CNC, discutiu os problemas enfrentados pelo País no setor, como falta de investimentos e escassez de projetos

Em encontro realizado no dai 31 de julho, os jornais Valor Econômico, O Globo e a Rádio CBN, com apoio da CNC, recebeu uma série de convidados para mais uma edição do Caminhos do Brasil, evento que promove debates e discussões sobre tópicos relevantes para o desenvolvimento do Brasil, com a participação de especialistas e personalidades importantes. 

Nessa edição, que abordou o tema “Os rumos da mobilidade urbana”, estavam entre os convidados Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades; Felipe Borim, superintendente da Área de Infraestrutura do BNDES e Clarisse Cunha Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). 

Durante o debate, o ministro das Cidades, Jader Barbalho, afirmou que a falta de projetos é um dos principais entraves para a mobilidade urbana no País. “Você tem que ter dinheiro, ajudar tecnicamente e ‘pegar na mão’ das prefeituras e governos do Estado para que os projetos se materializem. Se nós tivermos bons projetos, teremos boas soluções”, afirmou.

O ministro ainda declarou que o governo federal deve investir cerca de R$ 42 bilhões em mobilidade, entre financiamento público e recursos do orçamento geral da União.

O superintendente da área de infraestrutura do BNDES, Felipe Borim, corroborou com a escassez de projetos. “Busca-se onde alocar recursos, e de fato não se encontra projetos. Mobilidade urbana é um setor que ficou para trás” disse. Borim ainda reforçou a posição do BNDES como motor importante na elaboração de novos programas e recursos que impactam a área.

Ainda dentro do tema, mas abarcando a perspectiva ambiental, a diretora-executiva do ITDP Brasil, Clarisse Cunha Linke destacou a importância de considerar os impactos das mudanças climáticas na elaboração de novos projetos. “Acho que é inequívoco que todos nós queremos cidades sustentáveis. Pensar o desenho desses projetos é algo fundamental que pode nos ajudar a reposiciona-los para financiamento”, declarou.


Notícias Relacionadas
Read More

Venda de veículo a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030

Daqui a 10 anos será proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. É o que estabelece projeto de lei que institui uma política de substituição de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030, aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Read More

Varejo projeta recuperação em abril

Pesquisa feita Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR) aponta expectativa no aumento de vendas no setor varejista nos próximos três meses, com destaque para abril, que deve apresentar alta de 37% na movimentação de compras dos consumidores. Os dados levam o levantamento sobre o comércio feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) .