Carros voadores: o que são os eVTOLs -

Carros voadores: o que são os eVTOLs

A maior parte dos projetos está apostando na condução autônoma. Isso facilitará o uso do eVTOL por pessoas sem habilitação específica para aeronave, tornando esse tipo de veículo mais adequado à mobilidade individual privada que um helicóptero, que precisa de piloto.

UOL

VTOL é a sigla em inglês para veículo de decolagem e pouso vertical, como os helicópteros. Já o eVTOL tem o mesmo conceito, mas com motorização elétrica. É esse tipo de modelo que tem sido chamado de “carro voador”.

“Trata-se de um veículo totalmente silencioso, adequado às cidades”, diz Camilo Adas, presidente da SAE Brasil. “Os motores, um para cada hélice, são o que mais diferencia o eVTOL de outras aeronaves, como os helicópteros.”

A autonomia para voar costuma ser baixa. “É veículo para rodar na cidade, ou no máximo em um deslocamento intermunicipal curto, como de São Paulo a São Bernardo do Campo (na região metropolitana da capital paulista)”, explica Adas.

Além disso, a maior parte dos projetos está apostando na condução autônoma. Isso facilitará o uso do eVTOL por pessoas sem habilitação específica para aeronave, tornando esse tipo de veículo mais adequado à mobilidade individual privada que um helicóptero, que precisa de piloto.

E essa aptidão, inclusive, é uma das diversas razões que estão levando o eVTOL a ser também chamado de carro voador – embora estejam muito mais conectados a aeronaves. Há ainda o envolvimento de diversas montadoras de automóveis em projetos.

Além disso, por sua concepção, o eVTOL pode ser capaz de rodar tanto como um automóvel quanto como aeronave, embora existam poucos projetos nesse sentido. “Para isso, é necessário o uso de dois módulos. Ora o veículo fica conectado ao terrestre, ora ao aéreo”, opina Adas.

Ainda assim, esqueça carros de cinema como o famoso DeLorean de “De Volta para o Futuro”, ou mesmo o de “Blade Runner”. O “carro voador” da realidade é um conceito bem diferente.


Notícias Relacionadas
Read More

MAPA Aftermarket Automotivo: Enfim, dados positivos

Foram ouvidos novamente varejistas de grandes centros econômicos de todas as regiões para concluir que o mercado, enfim, achou indicadores positivos de faturamento depois de consecutivas semanas de queda ou estagnação nos índices de seus negócios.