ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras -

ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras

Usuários podem solicitar ao chatbot tarefas como comparar modelos de um produto, recomendar presentes para um familiar ou identificar alternativas semelhantes mais baratas.

E-commerce

ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras

Publicado 50 minutos atrás 

on 2 de dezembro, 2025

Por Redação

ChatGPT

A OpenAI lançou na última semana um novo recurso de pesquisa de compras no ChatGPT para auxiliar consumidores a encontrar produtos a partir de seus comandos de busca. A ferramenta foi desenvolvida para pesquisas e comparações detalhadas e está disponível para usuários da versão gratuita, além dos assinantes Go, Plus e Pro, conforme comunicado da empresa.

Segundo a OpenAI, usuários podem solicitar ao chatbot tarefas como comparar modelos de um produto, recomendar presentes para um familiar ou identificar alternativas semelhantes mais baratas. A plataforma pode fazer perguntas adicionais sobre orçamento, destinatários ou outros critérios relevantes e, em seguida, apresentar opções que atendam aos parâmetros informados.

Os consumidores recebem um guia de compra com múltiplas sugestões de produtos, incluindo informações sobre diferenças, compensações e “informações atualizadas de varejistas confiáveis”. No momento, as compras são concluídas nos sites dos varejistas recomendados. A OpenAI informou que, no futuro, será possível adquirir itens diretamente no ChatGPT por meio de vendedores participantes do recurso Instant Checkout.

A empresa afirmou que o recurso foi desenvolvido para auxiliar usuários a filtrar opções disponíveis e conectá-los a varejistas que comercializam os produtos buscados.

De acordo com o anúncio, a ferramenta é voltada especialmente para categorias que exigem maior nível de detalhamento, como eletrônicos, beleza, casa e jardim, cozinha e eletrodomésticos, esportes e itens para atividades ao ar livre.

“Para perguntas simples de compras, como verificar um preço ou confirmar uma característica, uma resposta comum do ChatGPT é rápida e suficiente”, escreveu a OpenAI. “Mas quando você quer profundidade, comparações, restrições e compensações, a pesquisa de compras leva alguns minutos para fornecer uma resposta mais detalhada e bem pesquisada”.

O recurso amplia iniciativas anteriores da OpenAI para transformar o ChatGPT em um hub de comércio eletrônico. Em setembro, a empresa lançou o Instant Checkout para usuários Plus, Pro e da versão gratuita nos Estados Unidos, permitindo compras diretamente na plataforma. A OpenAI iniciou a funcionalidade em parceria com Etsy e Shopify, possibilitando que vendedores e lojistas realizassem transações dentro do ChatGPT.

No mês seguinte, a OpenAI firmou parceria com o Walmart para permitir compras de produtos do varejista diretamente na plataforma, em alinhamento com a estratégia da empresa de migrar de um modelo tradicional de e-commerce para uma experiência centrada em IA.

Em novembro, a Target lançou uma versão beta de um aplicativo dentro do ChatGPT que permite comprar itens, incluindo alimentos frescos, adquirir múltiplos produtos ao mesmo tempo e escolher opções de entrega. A varejista informou que deve adicionar recursos como conexão com contas Target Circle e entrega no mesmo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notícias Relacionadas