Em mais uma sinalização do crescimento da relevância do e-commerce para a comercialização de autopeças, bem como do interesse das montadoras pelo Aftermarket Automotivo, a General Motors do Brasil anunciou o lançamento de sua loja na plataforma Shopee. No marketplace, a montadora venderá sua linha de peças genuínas para os veículos Chevrolet, bem como, ao longo deste ano, a linha ACDelco com um portfólio para veículos de outras marcas. Para a Shopee, empresa com sede em Singapura que conta com uma estrutura de 12 centros de distribuição e mais de 150 hubs logísticos espalhados pelo Brasil, o movimento reflete seu crescente interesse no setor de autopeças, segmento que já tem grande representatividade na atuação de um de seus principais concorrentes, o Mercado Livre.
Para saber detalhes do acordo e suas motivações, bem como sobre os planos futuros de ambos os players, entrevistamos com exclusividade o Gerente Sênior de Operações de PósVendas da GM da América do Sul, Daniel Alvarez, bem como o Head de Desenvolvimento de Negócios da Shopee, Felipe Lima. Confira abaixo a íntegra das duas conversas.
em 10 estados e vai expandir em 2025
Novo Varejo – O que motivou a entrada da Chevrolet na Shopee?
Daniel Alvarez – A General Motors é uma empresa centenária e que segue conectada às tendências atuais e às novas oportunidades de negócios. Para nós, o foco é sempre oferecer produtos inovadores e de alta qualidade, que atendam às necessidades dos consumidores. Estamos investindo em novas tecnologias e buscando sempre trazer soluções que melhorem a experiência dos nossos clientes. Acreditamos que a inovação e a constante adaptação ao mercado são fundamentais para nosso crescimento e fortalecimento da marca. Por isso que com a Shopee damos mais um passo rumo a esses objetivos, ampliando os canais nos quais nossos clientes possam comprar peças e acessórios para seus veículos de forma simples, prática e acessível.
Novo Varejo – O que esse passo significa para um estreitamento da relação da montadora e de seu braço para o Aftermarket Automotivo a ACDelco, com a reposição automotiva?
Daniel Alvarez – Temos um portfólio completo de produtos para todos os perfis de clientes Chevrolet. Em nossa Loja Oficial na Shopee, para aqueles que precisam fazer manutenção e querem manter o veículo exatamente como saiu de fábrica, temos a linha de Peças Genuínas. Agora, para aqueles que precisam fazer manutenção e que prezam por segurança e qualidade sem deixar de lado o custo-benefício, temos a linha ACDelco. Neste primeiro momento, nossa Loja Oficial na Shopee já possui produtos ACDelco com aplicação Chevrolet e a variedade de ofertas será expandida ao longo do ano, inclusive para atender veículos de outras marcas.
Novo Varejo – Nos últimos anos, o comércio online de autopeças tem avançado significativamente e é, por exemplo, um dos principais business do Mercado Livre. Sendo assim, você acredita que a tendência é que as principais marcas busquem ocupar todas as vias possíveis do e-commerce para conseguirem, quem sabe, um melhor poder de negociação em relação a taxas e etc?
Daniel Alvarez – As opções para os consumidores evoluem a cada dia, não só com novos players de e-commerce, mas com soluções de praticidade que fazem os produtos chegarem a mais pessoas de forma ágil e prática. E nós da Chevrolet queremos ofertar nosso portfólio onde o cliente está, ainda mais quando o canal oferece bons níveis de serviço. Uma das principais vantagens do e-commerce com grandes empresas como a Shopee é a entrega rápida, que pode ser realizada no mesmo dia, dependendo da região e do horário da compra. Além de garantir qualidade, desempenho, segurança e aplicação correta de peças Genuínas, ACDelco e acessórios no veículo, a loja oficial também disponibiliza vantagens das ferramentas promocionais exclusivas da Shopee, proporcionando economia e vantagens aos clientes. Sabemos que tudo isso tem um custo, por isso atingir escala nesses canais é importante para nós, como vendedores.
Novo Varejo – Em termos de reputação, a Shopee ainda é vista com certa desconfiança por determinados nichos da população. Como a Chevrolet avaliou este cenário antes de abrir sua loja na plataforma?
Daniel Alvarez – A Shopee possui 12 centros de distribuição e mais de 150 hubs logísticos por todo o país, garantindo eficiência e confiabilidade. A loja com nossos produtos faz parte da seção Lojas Oficiais do app, o que traz ainda mais credibilidade e segurança para os consumidores, pois sabem que
estão comprando peças com procedência da nossa Rede de Concessionárias e Distribuidoras de Peças, compatibilidade comprovada para o modelo selecionado e cobertura de garantia nacional. Dessa forma, entendemos que a Shopee hoje tem estrutura e vem investindo para impulsionar a categoria de autopeças, e entendendo que o cliente Chevrolet já está presente na plataforma, queremos também estar presentes.
Novo Varejo – No ano passado, a Stellantis anunciou a compra do grupo DPaschoal e lançou luz sobre o interesse das montadoras no mercado de reposição. A Chevrolet já transita neste ambiente há algum tempo com a ACDelco. Para você, essa presença das montadoras no Aftermarket Automotivo é uma tendência que deve se intensificar cada vez mais ao longo dos próximos anos, dados os números atuais e o potencial do setor e as instabilidades no âmbito da venda de carros 0km no país?
Daniel Alvarez – A Chevrolet completa 100 anos de presença no Brasil e fazemos parte da história de centenas de famílias que tiveram em nossos carros histórias marcantes e inesquecíveis ao longo dos anos. E para todas as marcas que circulam pelo país, podemos atendê-las nos Centros Automotivos ACDelco, com excelência e qualidade de uma marca também centenária, que é a ACDelco. Acompanhamos com estudos de mercado que o parque veicular brasileiro vem envelhecendo ano após ano e, para suprir a necessidade de manutenção desses veículos que os Centros Automotivos ACDelco reforçam a atuação da marca no país, já operando com 24 unidades localizadas em 22 cidades e 10 estados e com previsão de expansão ao longo de 2025.
SHOPEE
Novo Varejo – O que a inauguração da loja da Chevrolet na Shopee representa para o marketplace em termos de avanços junto ao mercado de autopeças?
Felipe Lima – A inauguração da loja oficial da Chevrolet na Shopee é parte importante da nossa aposta no segmento automotivo. Ela demonstra a confiança de uma grande montadora em nossa plataforma como um canal relevante para alcançar consumidores. Além disso, reforça nosso compromisso em oferecer um ecossistema completo e diversificado, com produtos de alta qualidade e uma experiência de compra segura e conveniente. A presença da Chevrolet, com seu amplo portfólio, incluindo a linha ACDelco, amplia a oferta da categoria e atrai um público ainda maior. A nova loja da Chevrolet faz parte da seção Lojas Oficiais que já reúne mais de 800 grandes marcas, como PneuStore, LG, Mobly, Hering, NIVEA e Grupo L´Oreal.
Novo Varejo – Outras montadoras ou fabricantes de autopeças em geral já fazem parte ou têm a intenção de ingressar na Shopee?
Felipe Lima – A Chevrolet é a primeira montadora a se unir à Shopee e demonstra o crescente interesse do setor automotivo em nossa plataforma. Estamos constantemente expandindo nosso portfólio no segmento de autopeças e acessórios para trazer ainda mais opções aos nossos usuários. Entre os vendedores da categoria também estão Arsenal Car, Auto Equip e Pneu Store. Devemos anunciar outros grandes nomes em breve.
Novo Varejo – A Shopee tem buscado ativamente estes parceiros ou, pelo contrário, são eles que estão vendo no marketplace uma oportunidade de diversificar e, quem sabe, conseguir margens melhores?
Felipe Lima – Muitas marcas têm nos procurado, reconhecendo o potencial da Shopee como um canal de vendas estratégico, acessada mensalmente por um terço da população brasileira. Ao mesmo tempo, buscamos ativamente parceiros que compartilhem do nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a experiência do consumidor. A chegada da Chevrolet, por exemplo, demonstra essa sinergia, combinando a força da nossa plataforma com a qualidade dos produtos da montadora. Como parte dos nossos esforços para oferecer as melhores experiências para os nossos vendedores, iniciamos uma parceria com a Alephee em 2024. Com as suas soluções de integração, ela permite que a indústria automobilística alinhe a gestão de produtos, anúncios e vendas na Shopee, o que fortalece a presença digital de montadoras, concessionárias, fabricantes e distribuidores no segmento de pós-venda.
Novo Varejo – Nos últimos anos, o segmento das autopeças e acessórios automotivos tem ganhado relevância no comércio eletrônico. A categoria, por exemplo, está entre as líderes de vendas do Mercado Livre. Como a Shopee enxerga esse cenário? Quais são os planos da empresa para ser competitiva no segmento?
Felipe Lima – Reconhecemos a crescente relevância do segmento de autopeças e acessórios no comércio eletrônico e estamos investindo para fortalecer nossa presença nessa categoria, como o lançamento de um novo espaço no app dedicado a produtos relacionados a Auto & Moto em 2024. O potencial da categoria na Shopee é evidente, como demonstrado pelo crescimento expressivo das buscas, que triplicaram na plataforma, e das vendas – que cresceram mais de 80% no comparativo 2024 x 2023. A chegada da Chevrolet e de outros parceiros estratégicos reforça ainda mais essa tendência e consolida a Shopee como um destino importante para a categoria. Nossos planos incluem continuar investindo em recursos e ferramentas que facilitem a busca, compra e entrega de produtos, além de ampliar parcerias para oferecer a maior variedade e os melhores preços aos nossos usuários.
Novo Varejo – Tradicionalmente, as autopeças mais vendidas no ambiente online são aquelas mais destinadas à estética do carro e as de aplicação mais geral, como, por exemplo, borrachas de para-brisa. Isso indica que os ambientes online são mais afeitos às compras de consumidores finais. Como isso entra na estratégia?
Felipe Lima – Observamos que o mercado online de autopeças está em constante evolução, com os consumidores buscando cada vez mais opções e conveniência, que inclui desde entusiastas que desejam customizar seus veículos até oficinas mecânicas que buscam praticidade, confiança e variedade. Nossa plataforma oferece ferramentas e recursos que facilitam a busca e a compra de todo tipo de autopeça, independentemente do perfil do comprador. A Shopee está comprometida a investir e lançar programas inovadores para ajudar vendedores a alcançarem mais clientes e aumentarem suas vendas na plataforma. Isso inclui estratégias de marketing e campanhas que permitem que os vendedores maximizem suas vendas e gerem crescimento, especialmente durante altas temporadas de consumo. Essas novas iniciativas também permitem que os negócios construam confiança para consumidores novos e já existentes. Entre elas estão as campanhas de datas duplas, que concentram benefícios aos consumidores, como cupom de frete grátis, vouchers de descontos e ofertas. A Shopee também tem a Shopee Lives, ferramenta de transmissões ao vivo, que oferece oportunidade de compra com descontos e de exposição de produtos para vendedores.
Novo Varejo – A Shopee tem intenção, ou algum plano concreto, para atrair os mecânicos profissionais a partir de peças mais específicas? Como fazê-lo sem o risco de ter que lidar com uma série de pedidos de devoluções por erros na compra?
Felipe Lima – Nosso foco atual no segmento automotivo é garantir a melhor experiência possível para nossos usuários. Fazemos isso de diferentes formas, incluindo o desenvolvimento e consolidação de parcerias com as principais marcas e vendedores da categoria. No entanto, não podemos compartilhar detalhes sobre planos futuros.