Exame
A China está construindo fábricas para carros elétricos quase tão rapidamente quanto o resto do mundo somado. Os fabricantes chineses usam os bilhões que levantaram de investidores internacionais e líderes locais para estar à frente das montadoras estabelecidas no mercado. O sucesso, porém, não está garantido. Entre os atores há startups, fabricantes de eletrônicos e outros novatos da indústria automobilística. Eles estão apostando que os motoristas na China e além estarão dispostos a gastar US$ 40 mil ou mais em marcas das quais nunca tinham ouvido falar.
A indústria chinesa tem força. A China fabricará mais de oito milhões de carros elétricos por ano até 2028, estima a LMC Automotive, empresa global de dados, em comparação com um milhão no ano passado. A Europa caminha para a produção de 5,7 milhões de carros totalmente elétricos até lá.
A China já possui a infraestrutura de carros elétricos, graças a um lançamento nacional apoiado pelo governo de mais de 800 mil estações públicas de carregamento. Isso é quase o dobro do resto do mundo, embora os motoristas nos Estados Unidos – que são mais propensos a viver em uma casa com uma única família – possam mais facilmente carregar a bateria em casa.